Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Sessão Ordinária
 
Dia do Idoso é lembrado no Legislativo paranavaiense
 
06/10/2021
Fonte: Secom CMP
Crédito:

Na noite de segunda-feira (4), acadêmicas do curso de serviço social, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí, estiveram visitando a Câmara Municipal para tratarem sobre igualdade, direito e representatividade dos idosos. 
Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente, em 1º de outubro, é comemorado o “Dia Internacional do Idoso.”  
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente no Brasil, a terceira idade representa 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. 
A estudante, Alana Alves dos Reis Pim, falou em nome das acadêmicas do 4º ano. “Hoje queremos prestar nosso reconhecimento e carinho a esses atores e atrizes, homens e mulheres que tanto contribuíram e contribuem com a história da sociedade. Trata-se de uma data reflexiva. Remete a importância do envelhecimento saudável e da criação de políticas públicas”, apontou. 
Segundo Alana Pim, infelizmente, constata-se que as pessoas idosas vêm sendo atingidas de diferentes formas de violências, sejam elas por fatores estruturais, interpessoais ou institucionais. Ainda, tem ocorrido um aumento significativo no número de idosos que passam por necessidades econômicas.  
A professora, Maria Inez Barboza Marques, também esteve presente, além de representantes do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Coletivo LGBTQIA+ e Lar Vicentino.  
 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Anderson Silva recebe moção de aplausos por Projeto Ágape
» Vereador pede construção de praça no Conjunto Hélio Lopes
» Programa FINISA é aprovado durante sessão Extraordinária
» Projeto prevê criação da Procuradoria da Mulher na Câmara
» Câmara decreta retomada parcial do público nas Reuniões Ordinárias
» Parlamentar sugere instalação do projeto "Meu Campinho" no Jd. Monte Cristo
VER TODAS