A Câmara Municipal de Paranavaí realizou na última quarta-feira (27), à noite, no plenário da Casa Legislativa, sessão solene e pública alusiva ao fortalecimento dos laços de amizade entre Paranavaí e Toyohashi, na qual foi assinado o Protocolo de Intenções de Co-irmandade entre as duas cidades.
“A assinatura do protocolo de intenções que estamos firmando nesta ocasião é a semente para o tratado de co-irmandande entre as duas cidades, que, tenho certeza, vai germinar e dar bons frutos para Paranavaí e Toyohashi”, disse o vice-prefeito Alziro Melli Lopes.
Segundo o presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, trata-se de fortalecer os laços de amizade entre os municípios no sentido de avançar nas negociações da co-irmandade, ampliando a troca de conhecimentos na área educacional e ainda, de iniciar uma relação econômica com o incentivo do comércio entre as cidades e o intercâmbio do desenvolvimento tecnológico e científico. “Estamos emocionados com o respeito e carinho com nossa Paranavaí e esperamos que essa relação possa render muitos frutos para as duas cidades no futuro”, falou Mazzin.
O deputado estadual Antonio Teruo Kato explicou que o tratado com Toyohashi é devido à cidade japonesa ser uma das que têm o maior número de brasileiros. “A preocupação com a qualidade de ensino das crianças brasileiras que moram em Toyohashi fez com que esta cidade firmasse um convênio de intercâmbio com Paranavaí. Para nós, as parcerias feitas e as que estão por vir são de suma importância para o engrandecimento destas cidades”, afirmou Kato.
Koichi Sahara, prefeito de Toyohashi, agradeceu a recepção dos cidadãos de Paranavaí. “Estou muito contente com esta cidade e principalmente por hoje estar nesta Casa fazendo uma visita oficial. Recebi hoje o protocolo, mas não posso assinar aqui, primeiro preciso comunicar a nossa Câmara”, explanou Sahara.
O Protocolo de Intenções de Co-Irmandade entre Paranavaí e Toyohashi já estava assinado pelo prefeito Rogério Lorenzetti, que na ocasião estava recebendo o prêmio Prefeito Amigo da Criança, conferido pela Fundação Abrinq, em Brasília. Assinaram ainda como testemunhas, o presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, o vice-prefeito, Alziro Lopes, o vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Toyohashi, Isao Ishiguro e o presidente da Associação Brasileira de Toyohashi, Alcides Tanaka.
Agora, o prefeito Koichi Sahara vai levar os documentos para Toyohashi e após autorização da sua Câmara, irá assinar o protocolo e devolver as vias da Prefeitura e da Câmara de Paranavaí.
Alziro ainda aproveitou o momento para anunciar que este ano o prefeito Rogério Lorenzetti vai encaminhar à Câmara um projeto de lei criando a Diretoria de Assuntos Internacionais. “Essa diretoria será o elo entre Paranavaí e Toyohashi, bem como uma ferramenta para que nossa cidade possa buscar novos horizontes, novos parceiros em outros países, visando ampliar nossas relações culturais, educacionais e empresariais”, explicou o vice-prefeito.