Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Fiscalização
 
Mohamed: Paranavaí não tem farmácia 24 horas
 
21/06/2012
Fonte: Assessoria Câmara
Crédito:

Você já pensou em alguém da sua família passar mal durante a madrugada ou até você mesmo e não encontrar nenhuma farmácia aberta? É o que vem acontecendo em Paranavaí.
Depois que a única farmácia encerrou suas atividades após a meia noite, há quase dois meses, Paranavaí não tem farmácia que funcione 24 horas.
Preocupado com a situação, o vereador Mohamed Soumaille apresentou requerimento à Mesa Diretora, aprovado esta semana, para que seja encaminhado ao Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) possibilidade de realizar reunião para discussão sobre o funcionamento das farmácias na cidade. 
“Paranavaí não tem farmácia 24 horas e não pode ficar nestas condições. Pessoas atendidas de madrugada no hospital ou pronto atendimento, muitas vezes, necessitam recorrer a uma farmácia. Precisamos de uma mobilização urgente dos órgãos competentes, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e o Conselho de Farmácia para ajudar a solucionar este problema”, afirmou Mohamed.
Comovido com a situação também ficou o presidente da Casa, Nivaldo Mazzin, que já foi proprietário de uma farmácia. “Na época, em 1983, não existia o atendimento após as 22h30, mas a pedido do prefeito Benedito Pinto Dias nós abríamos para que as pessoas fossem assistidas. Nem pronto atendimento existia. Agora com uma população muito maior não temos. É preocupante a situação”, disse Mazzin.  
Antes mesmo de ser encaminhado o requerimento, a assessoria da Câmara entrou em contato com o CRF-PR, e segundo a assessora política do Conselho, farmacêutica Sônia Maria Dorneles, o problema deve ser resolvido em breve. “Existe uma lei federal que diz que tem que existir trabalho ininterrupto. Vamos tentar um acordo, mas quando não é cumprido, o próprio Poder Legislativo pode regulamentar através de lei municipal”, explicou ela.
De acordo com o artigo 56, da Lei Federal 5.991/73, as farmácias e drogarias são obrigadas a plantão, pelo sistema de rodízio, para atendimento ininterrupto à comunidade, consoante a normas a serem baixadas pelos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios.
Mohamed ainda exemplificou alguns casos vivenciados e enfatizou que o problema precisa ser resolvido com urgência. “Dias desses um amigo precisou comprar remédio de febre para o filho e não conseguiu. Cabe a todos, Executivo, Legislativo e ao Conselho resolver esta questão. Só não podemos ficar sem farmácia. Podíamos até propor um plantão de rodízio, sendo cada uma responsável por um dia. Vamos esperar a reunião e tentar resolver o mais rápido possível. Não podemos ficar desassistidos”, finalizou o vereador.
No ano passado, os vereadores de Mandaguaçu (57 km de Paranavaí) enfrentaram o mesmo problema e tiveram que alterar dispositivo do Código de Posturas do Município com mudança no horário de funcionamento das farmácias e drogarias da cidade e ainda instituir obrigatoriedade de plantão com sistema de rodízio. A reunião deve acontecer na segunda quinzena de julho, na qual serão convocadas todas as farmácias e órgãos competentes.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS