A proposição de iniciativa do vereador Aldrey Azevedo foi aprovada esta semana
O professor, pecuarista, vice-prefeito de Paranavaí (1993/1996), vereador por quatro legislaturas e presidente por outras duas da Câmara Municipal de Paranavaí, Delcides Pomin, falecido em 25 de fevereiro de 1999, em acidente automobilístico, foi homenageado na noite desta última segunda-feira, 14, após aprovação do Projeto de Lei nº 040/2017, e emenda, de autoria do vereador Aldrey Azevedo que denomina a Rua D, do Jardim Europa e seu prolongamento, a Rua B, do Jardim Imperial de Delcides Pomin.
“Delcides foi um político notório. Participou ativamente junto à comunidade sempre buscando melhorias e desenvolvimento para o município. É detentor de currículo invejável e durante sua curta história de vida deixou sua marca cravada juntamente a história de Paranavaí, e continua vivo na memória de todos”, disse Aldrey.
Agora a proposição segue para a sanção do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.
Nascido no dia 02 maio de 1940, no município de Gaimbê, Estado de São Paulo, filho de Guerino Pomin e Angellina Ravazzolli Pomin, Delcides Pomin teve sua trajetória marcada pela história e política.
Estudou da 1ª à 4ª série no Grupo Escolar de Paranavaí. O ginasial, no Ginásio Estadual de Paranavaí e o colegial, na Escola Técnica do Comércio Estadual de Paranavaí.
Formou-se em Geografia pela antiga FAFIPA, hoje conhecida como Unespar – Campus Paranavaí, e ainda em História pela FAFIMAN.
Foi professor dos Colégios Estaduais Sílvio Vidal e Adélia Rossi Arnaldi, e da FAFIPA. Também ocupou as funções de secretário municipal da Fazenda e de Viação e Obras Públicas, membro do Conselho Fiscal do Sindicato Rural, secretário da Arena, membro do Colegiado de Associados da Cocamar, diretor da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, coordenador do Conselho Fiscal da Cocamar, presidente do Partido Democrático Social e do Sindicato Rural Patronal, além de chefe do INSS e vice-presidente da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP).
Foi eleito vereador nas legislaturas de 1969/1972, 1973/1977, 1983/1988 e 1989/1992 e presidente de 1971/1972 e 1989/1990, além de vice-prefeito na gestão de José Augusto Felippe.
Deixou a esposa Almerina Margarida Sordi Pomin e os filhos: Cláudio César, Vânia Maria, Jacyara Marta, Delcides Júnior e Fernando Luiz César.