O vereador Mohamed Soumaille apresentou recentemente indicação que solicita ao prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, estudos a fim de criar projeto de lei que proporcione a inclusão digital aos moradores de Paranavaí.
De acordo com Mohamed, a proposição é devida a grande evolução da internet, considerada um dos mais influentes meios de comunicação, que propaga grande quantidade de informações com rapidez, disseminando conhecimento a todos que dela usufruem. “Garantir a inclusão social e digital aos nossos moradores que não possuem acesso a internet é muito importante. A inclusão é o processo de democratização do acesso a informação que permite a inserção de todos na sociedade digital”, explicou o autor da proposição.
Ainda segundo Mohamed, o acesso a internet vai permitir que muitas pessoas ampliem seus conhecimentos. “A pessoa de baixa renda que estuda em alguma instituição e precisa fazer trabalhos escolares vai ter a oportunidade de realizá-los em casa. A proposta é oferecer internet de graça à população”, disse o vereador.
Projetos semelhantes a esses já foram implantados em várias cidades do Nordeste do Brasil. Mais recentemente, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, aprovou o projeto que institui o Programa Bairro Digital.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu, Evandro Ferreira, a zona rural já foi contemplada. “Implantamos primeiramente a internet rural, já que nenhuma operadora oferecia o serviço nesta área. Agora estamos estudando a implantação para atender a área central e os demais bairros, referente ao projeto Bairro Digital. A intenção é de gradativamente implantar até atingir a cobertura de toda área urbana”, explanou Ferreira.
A indicação foi encaminhada ao Executivo e após análise deve ser devolvida ao Legislativo.