A APP Sindicato foi homenageada nesta segunda-feira, à noite, com a Moção de Aplauso nº 013/2017, de autoria do vereador professor Carlos Alberto João, em comemoração aos seus 70 anos de existência no Estado Paranaense.
A cerimônia foi prestigiada por muitos integrantes da direção estadual da APP Sindicato e do Núcleo de Paranavaí, em especial, a presença do presidente, professor Hermes Silva Leão.
“Definitivamente, a união faz a força. E a APP comprova este dito popular. [...] Há 70 anos, educadores e educadoras do Estado do Paraná, constroem uma entidade, no sentido cantado pelo poeta Maiakovski, capaz de atravessar tempestades, romper amarras e vencer guerras. A APP Sindicato é um grande navio que navega nas ondas do agitado mar da história para construir o sonho da escola pública para todos e todas, emancipatória e com qualidade social. A entidade tem uma história repleta de sonhos, lutas e muita ousadia. E foi através da união que ela tornou-se cada vez mais importante. [...] As conquistas políticas e educacionais são fruto da APP pelo direito à educação e na estruturação dos direitos da categoria. Parabéns APP Sindicato, pelos 70 anos! Parabéns trabalhadores e trabalhadoras da educação”, parabenizou o vereador Carlos João.
Após a saudação, o vereador entregou aos dirigentes do diretório estadual, professores Hermes Leão e Celso Santos e ao presidente da APP – Núcleo Paranavaí, professor José Manoel de Souza, a honraria.
Os vereadores também foram contemplados com os livros “29 de abril Repressão e Resistência” e “70 Anos de Luta e Resistência em Defesa da Educação Pública”.
Em seu pronunciamento, o presidente da APP, Hermes Leão, saudou os vereadores, os dirigentes e associados e os presentes na sessão, relembrou a história da APP e pediu mobilização e apoio da sociedade em prol da defesa dos direitos dos trabalhadores. “A APP Sindicato surge no dizer do professor Faustino Fávaro, a principal liderança da origem da APP Sindicato no final dos anos 40, quando professores se uniram no Instituto de Educação do Paraná e no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, para fundar esta entidade, e cumprirem um objetivo central que era o chamado mundial para a reorganização da sociedade, dos países, após a tragédia da segunda guerra mundial. [...] E esses educadores então dão origem a esta entidade, da qual me orgulho neste momento de estar presidindo, compartilhando esta tarefa com a direção estadual, com a direção de 29 núcleos sindicais da nossa entidade, fazendo esta luta de origem que é a organização dos trabalhadores, a defesa dos direitos de professores e funcionários de escola e a defesa intransigente da escola pública como principal porta de entrada para a cidadania, para o desenvolvimento econômico, cultural e social de todas as gerações. Neste sentido, a APP Sindicato vem fazendo esta luta de 70 anos, produzindo formulações importantes que levaram avanços de direitos da nossa categoria, levaram avanços no processo de gestão escolar, em conteúdos importantes, mas sobretudo colocando muito fortemente a defesa da escola pública de qualidade para todos. [...] Quero agradecer ao conjunto de vereadores que apoiaram e votaram de forma unânime. Dizer que para nós é muito importante... No momento em que a APP Sindicato vai reafirmando entidade de defesa dos direitos da nossa categoria, mas uma entidade que faz a luta da defesa da escola pública e neste momento também comprometida com a pauta dos trabalhadores do nosso país. Porque unidos a gente pode muito mais. [...] Muito obrigado”, discursou Leão.
Fundada em 26 de abril de 1947, por professores e professoras da rede pública de ensino do Paraná, a APP, unificou-se em 1981 com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APLP) e com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APMP).
Oito anos depois, em 18 de março de 1989, em assembleia realizada em Londrina, assumiu a condição de sindicato, passando a denominar-se APP Sindicato dos Professores das Redes Públicas Estadual e Municipais no Paraná.
Na década de 90, o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Paraná (Sinte), antes denominado de Sindicato dos Servidores dos Estabelecimentos Estaduais de Ensino do Paraná unificou-se com a APP Sindicato, extinguindo as entidades sindicais, e substituindo-as pela APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.
A APP abrange professores, pedagogos e funcionários de pré-escola, ensino fundamental, médio e especial, independente do regime jurídico; das redes públicas estadual e municipais do Paraná, e representa também, os professores da rede municipal em municípios onde não há sindicatos próprios.
Fatos que marcaram a história da APP Sindicato:
1951 - professoras primárias realizaram passeata em Curitiba para reivindicar a criação de lei para regulamentar a profissão;
1963 - a realização da primeira greve dos professores, chamada Operação Tartaruga, que terminou com a conquista de gratificação para professores primários;
1976 - a criação do Estatuto do Magistério, com um quadro de carreira para os professores;
1981 – a unificação das três associações do Estado em torno da APP;
1988 – a repressão com violência no dia 30 de agosto aos professores pelo governo do Paraná;
1989 – a conquista do direito dos servidores públicos a constituírem sindicatos. A APP deixa de ser uma associação, adota a marca APP Sindicato e o nome oficial de Sindicato dos Professores das Redes Públicas Estadual e Municipais do Paraná;
1995 – a APP Sindicato se filia à Central Única dos Trabalhadores (CUT);
2004 – os professores conquistam o primeiro Plano de Carreira; e em 2008, é sancionado o primeiro Plano de Carreira dos Funcionários;
Nestes anos a APP alcançou diversas conquistas, hora-atividade, vale-transporte, reajuste salarial, construção de Planos de Carreiras dos professores e funcionários, entre tantos outros benefícios aos trabalhadores em Educação.
Além do mais, a APP- Sindicato esta afiliada à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, ao Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e ao Fórum dos Servidores Públicos do Paraná.