O 1º tenente do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná, Cezar Perdoncini recebeu na sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (22) a Medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo Dr. José Vaz de Carvalho, uma das mais altas honrarias da Poder Legislativo de Paranavaí.
“Essa homenagem não diz respeito somente à atuação profissional do 1º tenente Perdoncini. Também não diz respeito somente as mais diversas ocorrências e situações delicadas que o comandante enfrentou! Essa homenagem também não é minha, somente, enquanto vereador de Paranavaí. É uma homenagem da cidade de Paranavaí, por tudo aquilo que o Perdoncini representou, representa e representará para o nosso município. É uma forma de agradecimento a todo esforço feito por ele durante sua passagem pelo Corpo de Bombeiros de Paranavaí”, explanou o propositor da honraria, vereador Lucas Barone.
Quem também utilizou a palavra para parabenizar o homenageado foi o secretário de Administração Municipal,
Hugo Morgado Braga, que no ato representou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.
“Existe uma frase que diz: trabalhe duro e em silêncio e deixe seu trabalho falar por você. Eu acho que esta frase representa o que esta acontecendo aqui. Tenente Cezar mostrou ser um líder servidor da comunidade paranavaiense e nos momentos em que ela precisou, ele esteve ali presente para dedicar o seu serviço a nossa população. Deixo aqui o nosso muito obrigado!”, disse Braga.
Em seu pronunciamento, Perdoncini agradeceu a Deus, aos pais Jairo e Sandra, a noiva Jéssica, além dos familiares e amigos que sempre o apoiaram e acompanharam sua trajetória pessoal e profissional. Lembrou-se de que todo o trabalho realizado só foi possível graças aos companheiros de farda e o suporte que teve de diversas lideranças do município e da região, como o ex-prefeito Rogério Lorenzetti e secretários das suas gestões, além do atual prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, dos vereadores, e do comando do Corpo de Bombeiros de Maringá e do Paraná, e ainda, agradeceu o vereador Lucas Barone pela homenagem. “Me sinto profundamente honrado de receber esta importante comenda [...], com a qual esta digníssima Casa de Leis hoje me agracia. Tal homenagem me enche e orgulho e emoção, pois me dá a convicção de que o trabalho que tentei realizar no Corpo de Bombeiros de Paranavaí surtiu bons frutos, e pude, junto com minha equipe de trabalho, fazer alguma diferença para Paranavaí e toda região. [...] Foram ao logo destes seis anos mais de 24 mil ocorrências atendidas. [...] Agradeço por fim, aos militares do Corpo de Bombeiros de Paranavaí. [...] Tive a felicidade de comandá-los por quase seis anos, e tive felicidade ainda maior de aprender muito com cada um de vocês. Passamos momentos muito difíceis bem como revezes gigantescos, mas também obtivemos conquistas e vitórias maiores ainda para nossa amada instituição. [...] guardarei as experiências profissionais que tive com cada um de vocês, bem como as amizades construídas ao longo dos anos. Esta homenagem que recebo hoje é de cada um de vocês, pois um comandante sem sua tropa não realiza trabalho algum [...] Enfim, a todos que fizeram parte desta história o meu mais sincero, especial e honesto, muito obrigado!” finalizou o homenageado.
Perfil do Homenageado
Natural de Roncador, interior do Paraná, Cezar Perdoncini nasceu no dia 20 de junho de 1982. São seus pais Jairo Perdoncini e Sandra Pianho Perdoncini.
Realizou os estudos, fundamental e médio, no Colégio Estadual General Carneiro, em sua cidade natal.
No dia 05 de fevereiro de 2007, ingressou no Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.
Formou-se em dezembro de 2009, Oficial Bombeiro Militar, pela Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, e após um ano foi promovido ao Posto de 2º Tenente.
Trabalhou no Corpo de Bombeiros de Maringá e Londrina de 2010 até o inicio de 2011.
No mesmo ano, em 15 de abril, assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, e no ano seguinte foi promovido ao Posto de 1º Tenente.
Durante o tempo em que permaneceu frente a instituição, tenente Perdoncini realizou diversas ações, como:
- o atendimento nas enchentes do Rio Ivaí, que atingiram principalmente a região do município de Querência do Norte, nos anos de 2013 e 2014;
- atuação, em conjunto com a Prefeitura de Paranavaí, no atendimento à chuva de granizo que afetou mais de 2200 residências, e também à epidemia de dengue, ambos em 2013;
- formação de agentes de Defesa Civil para os Bombeiros Comunitários de Terra Rica e região;
- formação de 5 turmas de Guarda Vidas Civis para atuação na Operação Verão Costa Extremo Noroeste;
Assim, como a participação em 5 Operações Verão Costa Extremo Noroeste, nos Portos Rico, São José e Maringá.
Conseguiu também junto aos Governos do Estado e Municipal, por meio do Funrebom, melhorar significamente a frota de veículos, materiais operacionais e as instalações da corporação, com a aquisição de móveis e equipamentos de informática, contratação de estagiários, reforma e pintura, e inclusive com a construção do novo prédio do setor de vistoria.
Além da formação de oficial, Perdoncini é graduado em Educação Física, pela Universidade Estadual de Maringá (2011), pós-graduado em Direitos Humanos na Segurança Pública, pela Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma – 2014) e Direito Militar, pela Universidade Cândido Mendes (2017), e ainda, detentor do curso de Especialização de Salvamento Terrestre, pela Escola Superior de Bombeiros no município de Franco da Rocha, pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (2015).
Foi condecorado com as medalhas:
- “Prêmio Coronel Dulcídio” em bronze, por ter obtido o 3º lugar no Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares, turma 2009;
- Medalha Cinquentenário do Serviço de Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná;
- Medalha Comemorativa do Centenário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná;
- E “Medalha Coronel QOBM Dario Natan Bezerra”, por ter se distinguido nas atividades de Defesa Civil;
Em 29 de março de 2017, Perdoncini deixou o comando de Paranavaí e no dia seguinte, assumiu o Subgrupamento de Cianorte.