Faleceu ontem à tarde, por volta das 13h30, em Maringá, aos 78 anos, o cartorário Abílio Nagib Neme. Ele estava internado para tratamento de um câncer.
Pioneiro de Paranavaí, Abílio nasceu em 15 de fevereiro de 1933, natural de Santos (SP) e veio para Paranavaí em 1963, transferido da Comarca de Astorga (PR) para assumir o cargo de oficial titular do 2º Cartório de Registro Civil de Paranavaí, trabalho que exerceu por 20 anos. Na década de 90 adquiriu um cartório em Maringá, para onde se transferiu.
Durante o tempo em que morou em Paranavaí dedicou grande parte de sua vida à comunidade e à política, na qual exerceu os cargos de vereador (19979/1980), assessor de Planejamento do Município (gestão Benedito Pinto Dias), secretário de Administração (gestão José Vaz de Carvalho), além de secretário de Saúde e Bem-Estar e da Educação e Cultura.
Também foi presidente da Associação de Serventuários da Justiça de Paranavaí, presidente da Santa Casa, vice-presidente do Atlético Clube de Paranavaí, entre outros cargos. Em 1993, foi agraciado com a maior honraria do município, o Título de Cidadão Honorário.
Desde a década de 90 se mudou para Maringá e era titular do Cartório de Registro de Imóveis de Marialva.
Segundo o filho Sérgio Murilo, Nagib Neme sofreu um acidente que debilitou o pulmão e há pouco tempo descobriu um tumor que acabou prejudicando sua saúde.
Seu corpo está sendo velado na Capela do Prever em frente ao Cemitério Municipal de Maringá. O sepultamento será realizado hoje no final da tarde.
Abílio Nagib Neme deixa esposa Mariluz Menezes Neme e 4 filhos: Fernando César, Denise, Sérgio Murilo e Michel Abílio.
Ontem, a presidência da Câmara de Paranavaí emitiu nota de pesar pelo falecimento de Abílio Nagib Neme.