Integrantes das Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento se reuniram nesta última segunda-feira (13), para discutir três proposições em pauta.
Dois dos projetos já têm parecer favorável da Procuradoria do Legislativo e das Comissões e seguem para votação em plenário nesta próxima segunda-feira (20). O de nº 007/2007, que inclui no calendário oficial do município o evento Paranavaí Universitária, a ser comemorado na primeira segunda-feira do mês de outubro, de autoria do vereador Professor Carlos João e o Requerimento nº 022/2017, que concede a Medalha Dr. José Vaz de Carvalho ao tenente Cezar Perdoncini, de iniciativa do parlamentar Lucas Barone.
Com cinco edições já realizadas, a Paranavaí Universitária – Mostra de Profissões, é um evento destinado as pessoas que buscam uma formação, mas ainda têm dúvidas quanto as informações do curso de graduação e o mercado de trabalho.
No projeto, Professor Carlos relata que o município está se tornando pólo universitário, possui quatro instituições de ensino superior, que juntos somam quase cinco mil estudantes da região e inclusive do Estado de São Paulo e que oferecer esta oportunidade aos interessados por meio dos professores e acadêmicos de diversos cursos de graduação destas instituições pode colaborar para a melhor escolha do curso de graduação.
Já o Projeto de Lei nº 006/2017, que trata da utilização do passeio público por estabelecimentos comerciais, também de Barone, deve sofrer mudanças quanto à técnica legislativa e competência, tendo em vista que ao Legislativo só cabe regulamentar a permissão. Inclusive, a CCJ deve encaminhar oficio ao Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep) para que o mesmo se posicione quanto ao assunto, e ainda, sugere ao autor, o aprimoramento do projeto para dispor a respeito do comércio ambulante.
Participaram os vereadores Aldrey Azevedo, Leônidas Fávero Neto, Mancha e Miltão.