“Precisamos conhecer de perto a situação em cada pasta da municipalidade e procurar encontrar as soluções viáveis, dentro da área de atuação da Câmara Municipal de Paranavaí”, diz Mazzin.
Na função de fiscalizar, legislar e buscar melhor qualidade de vida para os munícipes, os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí começaram as visitas as escolas e unidades básicas de saúde do município para ouvir a população e os funcionários e saber o que pode melhorar no atendimento e qualidade dos serviços.
No último dia 22, os vereadores Nivaldo Mazzin, Eralda Daminelli Garcia, Milton Hipólito dos Santos Filho e Odair Xavier Amâncio realizaram visitas nos Distritos de Mandiocaba e Piracema.
“É obrigação do vereador fiscalizar e ouvir as reivindicações da população. Temos que lutar pelo povo e o papel do vereador é buscar o melhor para a cidade”, explana o vereador Odair.
Primeiro foram até a Escola Estadual de Mandiocaba e Municipal Clemente Niehues onde conversaram com funcionários que fizeram suas reivindicações quanto à escola como reforma e pintura no prédio e também ao distrito, recapeamento asfáltico e casas populares. “O prédio que é do Estado e compartilha a escola municipal precisa de reformas”, relata a diretora Silvia Garcia.
A vereadora Eralda explica que o tráfego é perigoso em decorrência das vias precárias. “Mandiocaba tem várias indústrias que geram emprego e renda para Paranavaí. E os caminhões que vêm de Guairaçá estão tendo dificuldades de adentrar no trevo que dá acesso a Mandiocaba. Nós já fizemos um pedido a Viapar para que melhore as condições do trevo de acesso. Nosso distrito precisa de recapeamento asfáltico urgente”, diz a vereadora.
Em relação ao posto de saúde do distrito, eles solicitaram um carro para transportar as pessoas que necessitam de tratamento fora de Mandiocaba e a ampliação da estrutura física.
“O atendimento é normal e há medicamentos suficientes. O problema é que não há ginecologista e pediatra e temos que remover o paciente para Paranavaí. Sem carro fica difícil”, conta Eralda, que aguarda com ansiedade a liberação de um carro para atender os distritos o mais breve possível.
Em visita ao Distrito de Piracema uma das reclamações foi a falta de telefone do posto de saúde, além da estrutura física pequena e ausência de atendimento odontológico, já que os pacientes são atendidos em Mandiocaba.
Finalizando as visitas, eles foram até a Escola Municipal Ana Francisca de Andrade onde constataram necessidade de reformas. “Estamos pedindo a reforma e ampliação do prédio, além de biblioteca, acesso à internet sem custo para a comunidade e parquinho para as crianças que realizam as atividades físicas em local inadequado”, esclarece a professora Maria Aparecida da Silva Piassa.
Segundo a diretora das escolas rurais municipais Lúcia Araújo Chaves, o prefeito já autorizou a reforma da cozinha e a construção do parquinho e os documentos já foram encaminhados para dar andamento ao processo.
De acordo com o presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, as visitas já começaram e devem continuar nas próximas semanas. “Precisamos conhecer de perto a situação em cada pasta da municipalidade e procurar encontrar soluções viáveis, dentro da área de atuação da Câmara Municipal de Paranavaí”, conclui Mazzin.