Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Trânsito
 
Câmara promove palestra na Semana Nacional do Trânsito
 
20/09/2011
Fonte: Assessoria Câmara
A palestra foi promovida em comemoração a Semana Nacional do Trânsito
Crédito: Ediglei Feitosa

Em comemoração a Semana Nacional do Trânsito, a Câmara Municipal de Paranavaí promoveu no último dia 19, às 20 horas, no plenário da Casa Legislativa, a palestra que tem como tema “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.
O intuito foi englobar profissionais da área para falar sobre acidentes de trânsito e metas para redução, já que o trânsito é hoje uma das principais causas de morte no Brasil.
“Estamos todos preocupados com o alto índice de acidentes envolvendo motocicletas e veículos no nosso município. É muito importante que as pessoas tenham consciência do perigo e cumpram as leis para um trânsito melhor e mais seguro”, disse o presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin.
A palestra foi proferida pelo sargento do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, Jocé dos Santos de Amo e pelo doutorando em Saúde Pública, fisioterapeuta Andrey Campos Golias, um dos idealizadores do grupo “Acidentes – Pare com Isso”.
Sargento Jocé apresentou os índices de acidentes no município e falou sobre as principais causas como álcool, cansaço, desrespeito à sinalização, imprudência e excesso de velocidade. Também ressaltou a importância de campanhas educativas para a conscientização da população. “Nós vemos muito mais campanhas relacionadas a problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, sendo que o número de acidentados predomina no país. E o problema relacionado ao trauma não termina ali, ele permanece por um grande período e os gastos para esse tratamento são muito elevados. As ocorrências em geral no Brasil chegam a atingir em torno de 130 mil mortes por ano”, explicou o sargento.
Segundo dados oficiais do Siate/Corpo de Bombeiros só neste ano já foram registrados 639 acidentes, 803 vítimas feridas e nove óbitos constatados no local. Os números de acidentes com motos impressionam, do total, 439 envolveram motos e deixaram 505 feridos e três mortos, dois por queda de moto e um por batida com caminhão.
Campos Golias discorreu sobre as ações que vem sendo realizadas pelo grupo “Acidentes – Pare com Isso” e aprofundou os dados com pesquisas e estatísticas, fazendo uma análise da atual situação em relação aos acidentes em Paranavaí. “Hoje, o número de motocicletas é 1/3 da frota do município, no entanto 2/3 dos acidentes são com motos”, esclareceu o fisioterapeuta.  
Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS), lançou uma estratégia que institui um plano de ação da década de segurança no trânsito. E o Ministério da Saúde e das Cidades aproveitando a oportunidade criou um pacto nacional pela redução dos acidentes seguindo a estratégia da OMS. “Estamos na década do trânsito. Esses 10 anos têm que ser para melhorar o trânsito, não adianta só campanhas preventivas. Muitas pessoas adotam comportamento de riscos que aumentam a probabilidade de acidentes. Precisamos da atuação rígida da fiscalização, de uma infraestrutura adequada com vias sinalizadas e em boas condições de tráfego, e da educação e conscientização das pessoas”, concluiu Campos Golias.

 
 Galeria de Fotos
A palestra foi promovida em comemoração a Semana Nacional do Trânsito
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS