O deputado estadual Antonio Teruo Kato e os vereadores de Paranavaí Nivaldo Mazzin, Celso Avelar, Antonio Carlos Utrila Garcia e Odair Xavier Amâncio estiveram recentemente visitando as obras da Unidade Básica de Saúde, UBS e do Centro da Juventude, na Vila Operária.
A visita foi para verificar o andamento das obras que estão sendo executadas pelas empresas ganhadoras das licitações do Centro da Juventude, Construtora Tuiuti e da UBS, Construteto Engenharia e Construções Ltda.
Para o deputado Teruo Kato, um dos idealizadores do centro, o objetivo é criar um espaço apropriado para os jovens oferecendo formação de qualidade, com a prática esportiva e atividades culturais. “Paranavaí é uma das poucas cidades contempladas com este centro, a única da Associação de Municípios do Noroeste Paranaense, Amunpar. Obra que foi reivindicada por nós junto a então secretária estadual da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira com o apoio do então governador Roberto Requião”, explica.
Já em fase final, com cerca de 75% da obra concluída, o Centro da Juventude será um local aberto ao público destinado a pratica esportivas, tecnoló¬gicas e profissionalizantes, além de disponibilizar o acesso à cultura, principalmente a adolescentes de 12 a 17 anos com vulnerabilidades ao uso de drogas e álcool e em exposição ao risco da vio¬lência.
A obra que tem área total de 2.441,52 metros quadrados custará quase R$ 2,5 milhões e está sendo financiada com recursos do Tesouro do Estado através do Fundo para a Infância e Adolescência, o FIA.
O Centro da Juventude contará com bibliote¬ca, auditório, laboratório, sala de informática, salas multiuso, praça esportiva, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo, além de piscina para a prática de esportes aquáticos e de lazer.
Para que a obra fosse viabilizada a prefeitura doou o terreno e após a conclusão da obra será responsável pela manutenção do espaço pú¬blico e de profissionais para a execução da programação do centro.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, engenheiro Moacir Maciel, o Centro da Juventude deve ser inaugurado na segunda semana do mês de outubro.
Já para a construção do posto de saúde da Vila Operária estão sendo investidos quase R$ 400 mil, com recursos do Governo Federal, viabilizados através da emenda parlamentar do então deputado federal Luiz Carlos Setim, para a construção de 340 metros quadrados.
De acordo com o engenheiro da Construteto, Mohamed Ali Abdala, 25% da obra já foi executada e a previsão é que até final de janeiro fique pronta.
A nova unidade terá recepção, sala de espera, consultórios médicos, central de esterilização, postos de enfermagem, salas de preparo, consultórios odontológicos e três equipes do Programa Saúde da Família.
Para o vereador Odair a realização destas obras representa não só uma conquista política, mas também o sonho da população. “Nós estamos muito felizes de ganharmos obras tão grandiosas como estas. O Centro da Juventude que vai proporcionar aos nossos jovens atividades num espaço fantástico e o posto que vai garantir atendimento médico de qualidade”, disse.