Os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí votam hoje, em segunda discussão, o projeto de lei nº 069/2011, de autoria do prefeito municipal Rogério Lorenzetti, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2012 e dá outras providências.
O projeto que já foi aprovado em primeira discussão no último dia 08, estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual referente ao próximo ano. Um importante instrumento de planejamento já que visa o equilíbrio das contas públicas e proporciona também transparência nas ações da administração municipal, conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Entre as principais metas e prioridades da administração municipal, que contempla a pasta da Saúde, estão a instalação da Unidade de Pronto Atendimento, implantação do Samu e do CAPS infantil, construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, além de manter e ampliar diversos programas preventivos de saúde.
Outra secretaria apreciada foi a da Educação, com a reforma e ampliação das unidades escolares, implantação da supercreche padrão C, construção de quadras poliesportivas, manutenção da merenda e do transporte escolar, entre outros.
De acordo com o presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin, o objetivo da administração pública é estabelecer uma dotação orçamentária que atenda as necessidades da nossa população, melhorando a qualidade de vida.
No último dia 26 de julho, o Poder Legislativo em conjunto com o Executivo realizou no plenário da Câmara Municipal, audiência pública para discutir com entidades, associações de bairros e a comunidade em geral, as metas e ações da LDO. Uma das reivindicações foi a construção da ciclovia da Vila Rural Águia Dourada, que segundo informações da assessoria contábil da Prefeitura já foi solicitado ao secretário municipal de Infraestrutura, Eurípedes Lemes, previsão de gastos para viabilizar esta obra que será atendida e deve ser incluída no projeto da Lei Orçamentária Anual a ser encaminhada ao Legislativo até o dia 30 de setembro.