Estudantes de baixa renda que desejam realizar curso pré-vestibular gratuitamente em Paranavaí podem ganhar uma oportunidade. O vereador Milton Hipólito dos Santos Filho, Miltão, encaminhou ao plenário da Câmara Municipal, a indicação nº 236/2011, na qual solicita ao prefeito Rogério Lorenzetti, que através da Secretária Municipal de Educação, seja oferecido curso pré-vestibular às pessoas de baixa renda, garantindo a oportunidade de qualificação dos jovens que desejam prestar vestibular em busca do tão sonhado curso superior.
De acordo com Miltão, o objetivo é favorecer pessoas de baixa renda que não têm condições financeiras para pagar um curso convencional.
“Os mais favorecidos podem pagar um cursinho pré-vestibular, mas as pessoas pobres, não podem. Assim na hora de realizarem os vestibulares, estes ficam na desvantagem, já que o ensino básico público não é suficiente para inseri-los nas universidades públicas e ao mesmo tempo, não possuem renda para estudarem em instituições particulares”, explica o vereador.
O curso pré-vestibular é um cursinho preparatório realizado por estudantes do ensino médio que estão próximos de prestar vestibular e precisam revisar o conteúdo aprendido no decorrer da vida escolar, com a finalidade de prepará-los para concorrer a uma vaga nas universidades.
Esse curso gratuito às pessoas carentes já foi implantado em algumas cidades do Estado de São Paulo como Americana, Ribeirão Pires, Itapira e Limeira e no Paraná, nos municípios de Guarapuava, Colombo e Cruzeiro do Oeste.
Segundo a psicóloga Luciane Manzini, da Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Oeste, o cursinho pré-vestibular gratuito já existe no município desde 2007. “A secretaria contratou uma empresa para realizar durante 30 a 35 dias um intensivão para jovens a partir de 16 anos, que são beneficiários do Bolsa Família ou outro programa social ou possuem renda per capta de um salário mínimo. No final do intensivão os três melhores alunos do simulado ganham a inscrição de um vestibular”, diz Manzini.
Já em Guarapuava, o curso pré-vestibular gratuito para pessoas de baixa renda é oferecido pelo Sesi/Paraná, a ONG "Em Ação" e a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro de Guarapuava, e conta com a colaboração de professores voluntários.
Para Miltão, oferecer ensino de qualidade a todos os jovens é dar a oportunidade não só de realizar um sonho, mas de proporcionar condições iguais na hora da disputa de uma vaga na faculdade.
À DISTÂNCIA
A Educon, instituição especializada em educação, em parceria com o MEC, oferece este tipo de curso pré-vestibular gratuito, mas à distância em 15 cidades do Paraná: Cascavel, Colorado, Cornélio Procópio, Curitiba, Doutor Ulysses, Faxinal, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Lapa, Loanda, Maringá, Ponta Grossa, Santana do Itararé e Wenceslau Braz. O curso que tem o nome de Pré-vestibular Cidadão oferece aos alunos durante 14 semanas, aulas transmitidas por teleconferências que abordam disciplinas de exames vestibulares e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.
Mais informações no site www.educon.com.br