Dezenas de pessoas prestigiaram o Padre Reginaldo Manzotti, que no último sábado, 19, recebeu no Teatro Municipal, o Título de Cidadão Honorário de Paranavaí.
A proposição foi apresentada pelo vereador Osmar Wessler e demais edis e aprovada por unanimidade pelos vereadores dessa Casa de Leis, resultando no Decreto Legislativo nº 008/2008.
Em seu pronunciamento, Wessler destacou que essa homenagem foi um meio de reconhecimento pelo trabalho que o Padre Reginaldo realizou e vem realizando não só no município, mas também em todo o país.
“As palavras da Bíblia refletem a vida do nosso querido homenageado, que com doçura e boa semente, renunciou-se a si mesmo no cultivo da vida do seu rebanho. Suas mensagens, palavras e canções, letras e melodias, palestras e sua presença sensibiliza , conforta, aponta saídas e encoraja. Este era um anseio não só meu e dos vereadores, mas também de toda a comunidade que relatou as ajudas recebidas pelos programas de rádio e televisão”, explicou Wessler.
Teruo Kato, deputado estadual, ressaltou as palavras do vereador e disse ser um orgulho e satisfação em acolher Padre Reginaldo como cidadão honorário de Paranavaí. “O noroeste paranaense se orgulha de ter uma vocação tão fecunda, originada no município de Paraíso do Norte. Vosso sacerdócio, através dos meios de comunicação e das celebrações de fé tem reconfortado os corações das pessoas e recolocado Jesus na casa de nossas famílias. A população do Paraná e do Brasil reconhece o seu trabalho em prol do resgate da dignidade humana e da disseminação do evangelho e hoje temos a oportunidade de homenageá-lo”, exprimiu Teruo.
O prefeito municipal Rogério Lorenzetti falou sobre as qualidades do homenageado, a importância de seu trabalho pastoral e sua capacidade de evangelizar que tem atraído multidões.
“Usar o microfone e falar palavras bonitas é uma tarefa relativamente fácil. Mas quando é assim não se faz seguidores. O que torna o trabalho do nosso homenageado tão especial é que ele fala com a alma, com convicção e transmite a verdade que vem da Bíblia. Assim, a cada dia atrai mais ouvintes para seus programas. E cada novo ouvinte, cada novo telespectador, cada internauta que acessa o seu trabalho na internet, passa a ser um divulgador da palavra de Deus e uma pessoa melhor com alto espirito comunitário”, explanou o prefeito.
O homenageado, Padre Reginaldo, iniciou seu pronunciamento fazendo uma breve retrospectiva de sua caminhada, desde quando ingressou no Seminário dos Freis Carmelitas, no Distrito de Graciosa, em Paranavaí até o posto conquistado como o “padre que arrasta multidões”.
Para o sacerdote, receber essa homenagem trata-se do reconhecimento de um trabalho de longos anos que ele realiza junto as comunidade em que atua em nome de Deus. “Um dia me disseram que aceitar um título era exibicionismo. Mas existem bons conselhos e maus conselhos. E esse era um mau conselho. Foi pesquisando que São Paulo Apóstolo quando ele precisou, se valeu do título de cidadão romano por direito. É bem verdade que o título de cidadão paranavaiense não me dá o direito de votar, mas me dá o direito de opinar. Nós sacerdotes não poderemos cuidar das almas se o povo não tem mais corpo. E os políticos não poderão cuidar do corpo se nós não cuidarmos da alma. Vamos ter que ser médicos juntos para que o povo de Deus possa ter qualidade de vida. Se valer da influência para o bem. Não tem mais como nós sacerdotes limitar-nos nas igrejas. Os grandes púlpitos e as grandes catedrais são os meios de comunicação”, concluiu o homenageado.
Padre Reginaldo também saudou o propositor, demais vereadores, autoridades presentes, familiares e a comunidade presente. Assim como o já nomeado, mas ausente, Monsenhor Geremias Steinmetz bispo já nomeado para essa Diocese, o clero de 35 paróquias, Frei Aleixo Rückl e Frei Jerônimo Brodka.
A sessão solene contou com a participação da Casa Legislativa, do prefeito municipal Rogério Lorenzetti, do deputado Antonio Teruo Kato, de autoridades eclesiásticas, além da primeira-dama e coordenadora do Provopar do município, Cristina Lorenzetti, dos secretários municipais Jorge Roberto Pereira da Silva e Thais Matias, dos ex-prefeitos José Augusto Felippe e Deusdete Ferreira de Cerqueira, do ex-deputado estadual Eduardo Baggio, do delegado da 30ª Delegacia do Serviço Militar, tenente Airton de Melo Gonçalves e da população.