Os chefes dos Poderes Executivo Municipal, Rogério Lorenzetti e do Legislativo Municipal, vereador Nivaldo Mazzin, na companhia dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Shirrof), e da Infraestrutura, Eurípedes Lemes da Silva e do vice-presidente da Câmara, vereador Osmar Wessler, visitaram no último dia 6, a empresa Marquesfund, no Distrito de Graciosa e a Derimam, no Distrito de Deputado José Afonso .
A iniciativa foi do vereador Osmar Wessler para conhecer o potencial da Marquesfund, uma empresa que atua na fabricação de equipamentos para o setor da mandiocultura há mais de 15 anos e o novo empreendimento, a fecularia Derimam. Esta é a primeira empresa a ser instalada em Deputado José Afonso.
“Com essa iniciativa podemos mostrar o potencial que temos nos distritos e que muitas vezes são discriminados já que pela distância da cidade e dificuldades, muitas empresas vão para outros municípios por não terem incentivo da administração pública”, afirma Wessler.
De acordo com o sócio-proprietário da Fecularia Derimam, João Marques Sobrinho, o novo empreendimento vai custar R$ 6,5 milhões e gerar 40 empregos diretos e 200 indiretos.
“A instalação desta empresa trará benefícios não só para o distrito, mas também para Paranavaí. Deputado José Afonso é um dos distritos menos desenvolvidos da cidade. Estamos pedindo incentivo do município como a ajuda no cascalho, reforço na rede elétrica de energia e isenção de taxas”, explica Sobrinho.
Segundo Lorenzetti serão oferecidos à empresa todos os incentivos ao alcance do município e apoio, como caminhões para executar a terraplanagem.
“Nós temos incentivos fiscais, que precisam ser analisados pelo Codep, antes de serem liberados. Estamos fazendo tudo dentro da lei e nosso interesse é ajudar a empresa para que em um curto espaço de tempo comece a funcionar em Paranavaí, oferecendo empregos e ajudando no desenvolvimento do município”, explana o prefeito.
A Derimam já está na fase da instalação predial e equipamentos e tem previsão para funcionar no começo de 2012.
“A empresa vai ser um verdadeiro showroom de desenvolvimento tecnológico já que realizaremos experimentos com os equipamentos que fabricamos para o processamento da matéria-prima. No início cerca de 60 toneladas devem ser processadas por dia”, diz Sobrinho.
Segundo Mazzin um novo empreendimento para a cidade é sempre bem vindo, já que valoriza nossa terra e mostra que Paranavaí está crescendo.
“Investimentos como esse só trazem melhorias, alavancam o comércio local e geram empregos e renda. Nós, vereadores, estamos trabalhando e também cobrando do Executivo em prol do desenvolvimento do município”, conclui Mazzin.