O ator, declamador, compositor e poeta paranaense Dorival Ferreira Torrente recebeu na noite da última terça-feira, 20, durante solenidade na Câmara Municipal de Paranavaí, a Medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Dr. José Vaz de Carvalho”.
A honraria foi concedida por meio do Requerimento nº 091/2016, de autoria do vereador José Galvão, e aprovada por unanimidade.
Conhecido no meio artístico, Dorival dedicou sua vida à cultura e à musica. Foi grande difusor e incentivador da arte em Paranavaí. Trabalhou por mais de 35 anos no Sesc, e também nas escolas municipais públicas e particulares com recreações e apresentações artísticas. “Falar de uma pessoa como Dorival Torrente.. Todo mundo conhece, todo mundo sabe da sua competência, da sua dedicação nos meios culturais e esportivos de Paranavaí. [...] Dorival, esta homenagem que você recebe é por tudo o que você já fez pela nossa cidade, pela nossa cultura. Desde os anos 80 eu acompanho Dorival Torrente, Gralha Azul, as participações no Programa do Rolando Boldrin e essas canções maravilhosas que falam de Paranavaí, do Paraná e da nossa região. Fico muito feliz por poder prestar esta singela homenagem, um reconhecimento deste Poder Legislativo. Tenho certeza que a cidade de Paranavaí se orgulha de você. Que Deus te abençoe”, proferiu Galvão.
Em seu pronunciamento, Dorival agradeceu a homenagem, falou sobre sua trajetória de vida e do seu orgulho de fazer parte do Grupo Gralha Azul. “Nossos agradecimentos aos vereadores, ao nosso amigo Galvão e a todos os presentes [...] Em especial a minha família, representada pela minha esposa Neli e meu filho, Raoni. Minha filha Uyara não chegou a tempo. Também agradecer aos meus irmãos Paulo César, Juca, Gilmar [...] Peço permissão a vocês para manifestar esta gratidão que eu estou possuído, neste momento marcante que retrata de uma forma muito singela uma dedicação de amor, de carinho a Paranavaí, sempre com muita lealdade naquilo que nós fizemos, seja no TEP, na Fundação Cultural, no Sesc. [...] Em relação ao Gralha Azul tenho imensa alegria de participar deste grupo desde sua formação. Grupo este que tem uma responsabilidade indizível de levar o nome de Paranavaí para todo Brasil [...]”, e finalizou seu discurso com a poesia “Salário”, do poeta modernista brasileiro, Carlos Drummond de Andrade.
Perfil do Homenageado
Nascido no dia 26 de janeiro de 1956, na cidade de São Carlos do Ivaí, interior paranaense, Dorival Torrente é filho de Sebastião Torrente Bleza e Espedita Ferreira de Lima.
Em sua juventude participou ativamente do Teatro Estudantil de Paranavaí, TEP, e é integrante fundador do grupo Gralha Azul, de grande renome em toda região, que por diversas vezes recebeu prêmios e congratulações. Inclusive no ano passado foi homenageado por esta Casa Legislativa.
Em 79, recebeu o prêmio destaque paranaense promovido pela Secretaria de Cultura do Estado.
É casado com Neli Berto Torrente, com quem tem dois filhos: Raoni e Uyara.
Em 1987 assumiu a função de assessor administrativo da Fundação Cultural de Paranavaí, então criada pelo prefeito Benedito Pinto Dias. Também foi presidente da Fundação Cultural na gestão do prefeito José Augusto Felippe.
Por diversas vezes foi premiado no Festival de Música e Poesia de Paranavaí, FEMUP, como compositor e declamador. Atuou também como técnico de atividades do SESC por 35 anos, nas áreas de trabalho com grupo de ação comunitária e apresentações artísticas. Com o apoio irrestrito do diretor do SESC, Ubiratan Ângelo Fernandes coordenou vários eventos marcantes, tais como: Bloco dos Sujos no Carnaval de Rua; Festival de Folia de Reis; Campeonato de Voleibol de Rua; Corrida de Carroça; Jogos dos Profissionais Liberais; Festival de Conjuntos Musicais; Prova do Dia do Atleta, entre outros.
Também trabalhou com recreações musicais em escolas municipais públicas e particulares.
Sua dedicação e amor à música foi tanta que seus filhos, Raoni e Uyara, também seguiram o caminho artístico.
Aposentou-se em 2015, mas nunca deixou de contribuir com sua vasta experiência nos eventos de maiores conotações de nossa cidade.
Hoje dedica sua vida ao lazer e a cultura, e sempre que pode participa das realizações artísticas e culturais, seja como participante ou espectador.