Antes de iniciar a sessão ordinária desta segunda-feira, 29, os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí, realizaram no Plenário Francisco Rodrigues, a solenidade da entrega da Moção de Aplauso nº 059/2016, ao atleta Antonio Senra.
Autor da homenagem, o vereador José Galvão, destacou o desempenho e participação do atleta na abertura da Semana da Pátria em Paranavaí.
“Senra se dedica desde a década de 80 as modalidades de triathlon, duathlon, cross triathlon, além de diversas maratonas. No decorrer de sua carreira, já representou Paranavaí em uma infinidade de competições nacionais e internacionais. Aos 65 anos, possui um vasto quadro de medalhas, troféus e participações. Também há 32 anos é responsável por acender a pira olímpica, na abertura da Semana da Pátria de Paranavaí. É a esse grande homem, exemplo de profissional, empenho e dedicação ao esporte e patriotismo, que entregamos hoje esta homenagem”, disse Galvão.
Filho de José Bernardo dos Santos e Terezinha Senra dos Santos casou-se com Eugênia Palauro, com quem teve os filhos Marcos Antonio, Elen Cristine, Cleberson, Grasieli, Uelisson e Igor, e 11 netos.
Foi pioneiro no sul do Brasil a participar de ultramaratonas, acima de 100 quilômetros.
Em 1986 ficou entre os 10 primeiros na Maratona do Rio de Janeiro, de 42 quilômetros.
Em 89, conquistou o 6º lugar geral da Ultramaratona Internacional de 100 quilômetros, de Uberlândia a Uberaba, em Minas Gerais. No mesmo ano ficou em 13º lugar na 1ª Maratona Paulista de Seguro, em São Paulo.
Nos anos 90 foi campeão da Corrida de São Silvestre, categoria veteranos, na faixa etária acima de 40 anos, também na capital paulista.
Conquistou o 8º lugar geral na 1ª Maratona de Brasília, no ano seguinte e em 1996 consagrou campeão na Corrida Internacional de Londrina de Duathlon.
Durante seis anos consecutivos angariou a primeira colocação, entre os atletas da sua categoria, nas maratonas em todo o país.
Representou Paranavaí por vários anos nos Jogos Abertos do Paraná e participou de muitas corridas de rua organizada pelo município, das quais por várias vezes foi campeão.
Após 30 anos de serviço à população paranavaiense foi para a reserva remunerada como cabo.