A Câmara Municipal de Paranavaí, realizou recentemente no plenário legislativo Vereador Francisco Ruiz Rodrigues a sessão solene de outorga do Título de Cidadão Honorário Paranavaiense a Miguel Antonio Zarur Neto.
Instituído pelo Decreto Legislativo nº 01/2016, pelos relevantes serviços prestados a nossa cidade, a honraria acolhida por unanimidade pelos vereadores foi entregue pelo autor Josival Moreira da Silva e pelo prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti.
Emocionado, após a entrega do título, Zarur manifestou sua alegria em receber a homenagem. “A emoção é grande ao ser contemplado com este título, que está sendo concedido a minha pessoa pela cidade de Paranavaí. [...] Não poderia deixar de agradecer a Câmara Municipal, [...] aos meus pais Alfredo e Latife, a minha esposa Odésia e aos meus filhos, Carlos Henrique e Hugo Ricardo, além da minha nora e minha neta, que souberam suportar todos estes anos, que as vezes estava presente e ausente ao mesmo tempo devido as circunstancias do nosso trabalho. [...] e aos meus colegas de serviço que vivenciamos durante todos estes anos as transformações que a Previdência Social sofreu com as suas legislações. Muito obrigado a todos”, proferiu.
Autoridades - O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti ressaltou sua alegria de participar da homenagem a Miguel “por tudo aquilo que fez e representa para Paranavaí. Servidor público exemplar, homem de família, atento as questões sociais da nossa cidade, participante, deixou e deixa um legado, que com certeza um exemplo para todos aqueles que amam esta cidade”, afirmou.
Em sua saudação, o vereador Josival Moreira, propositor da homenagem, agradeceu a presença de todos e enalteceu as qualidades do homenageado e estendeu a honraria aos servidores e aposentados do INSS. “Você conseguir ficar 33 anos a frente do INSS como gerente mostra acima de tudo, capacidade, saber lidar com as pessoas. Porque no INSS você atende desde o mais pobre da sociedade até o mais rico, pessoas que sonham em receber os benefícios e em ser aposentadas. [...] Você soube tratar com educação e dignidade. [...] É exemplo e hoje esta Casa concede o título mais alto do Poder Legislativo de Paranavaí”, disse.
O presidente da Loja Maçônica Luzes do Arenito, Marcos Charles Pereira da Silva também utilizou da palavra para parabenizar a iniciativa de Josival e de todos parlamentares por reconhecerem Miguel como cidadão que muito fez pela comunidade. “Este título é o reconhecimento não apenas do cidadão Miguel, mas também do esposo, do pai, do avô, do filho, do amigo e do maçom, que durante toda sua vida, dedicou-se sem medidas a servir à comunidade paranavaiense, à sua família e à Maçonaria Universal. [...] Paranavaí hoje, reconhece os préstimos de um cidadão que nós Maçons, reconhecemos diariamente e temos o orgulho de chamá-lo de Irmão”, finalizou suas palavras.
Perfil do homenageado
Miguel Antonio Zarur Neto nasceu no dia 08 novembro de 1948, natural do município de Lapa, um dos mais antigos do Estado Paranaense. É filho do casal Alfredo Zarur e Latife Adib Zarur.
Cursou o ensino fundamental em sua cidade natal.
Em 1964, chegou a Tamboara, onde trabalhou com seu pai no comércio e estudava em Paranavaí.
Conclui o ensino médio no Colégio Estadual Dr. Duílio Trevisani Beltrão, de Tamboara.
Formou-se em 1971, em Pedagogia pela então Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa), hoje Unespar - Campus Paranavaí, ano em que foi professor primário no grupo escolar de Tamboara.
Em 1972 começou a trabalhar na Receita Federal em Paranavaí, onde ficou até abril de 76.
Neste mesmo ano casou-se com Odésia Brogiato Zarur, com quem teve os filhos: Carlos Henrique e Hugo Ricardo, e da união de Carlos com Nayara, a neta: Luisa Pereira Zarur.
Em maio de 76, foi nomeado para o cargo de técnico previdenciário, por meio de concurso público do INSS.
Em junho de 1980 foi designado para assumir o cargo de gerente da Agência da Previdência Social em Paranavaí, função que exerceu até maio de 2013, quando se aposentou.
Como gerente do INSS, ajudou na implantação do sistema informatizado e implantação de agendamento e atendimento com hora marcada, além de parcerias: foram os pioneiros a criar a Previdência nos Bairros juntamente com as prefeituras municipais; assim como em parceria com o Emater, outras Secretarias e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais desta jurisdição, na época formado por 32 Municípios, facilitaram o atendimento da população previdenciária.
Também participou da implantação das agências da Previdência Social nos municípios de Loanda, Cianorte e Nova Esperança.
De 2008 a 2010 foi presidente da Loja Maçônica Vale do Ivaí.