Coordenadoras dos cursos técnicos do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro estiveram recentemente em conversa com os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí para divulgar os cursos técnicos oferecidos pela instituição pública e para solicitar o apoio do Legislativo.
Segundo dados informados pelas coordenadoras, professoras Júnia Zacharias e Valíria Brunning Nogueira, os cursos começaram a ser ofertados gratuitamente em Paranavaí, em 2007, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná em diversos eixos tecnológicos. O foco é garantir ao estudante o conhecimento para continuidade de seus estudos e a certificação para atuar profissionalmente.
Desde a sua implantação, já foram disponibilizados vagas para os cursos técnicos em biocombustíveis, em alimentos, em açúcar e álcool (subsequentes) e em química (subsequente e integrado), formando 927 alunos.
Atualmente, os cursos ofertados são: técnico em alimentos e técnico em cozinha, ambos de forma subsequentes; e ainda, técnico em química, com a opção integrada e subsequente.
As inscrições já estão abertas. Quem tiver interesse precisa ter disponibilidade para frequentar as aulas no período noturno, ter concluído o ensino médio e, comparecer ao Colégio Enira com a documentação necessária: históricos escolares; certidão de nascimento ou casamento; CPF; carteira de identidade; talão de luz e carteira de reservista ou dispensa militar.
As aulas iniciam no dia 1º de agosto. Mais informações pelo site www.pvaeniramoraes.seed.pr.gov.br ou pelos telefones 3423-2278 e 3423-4144.
Após o pedido, o Legislativo estuda as possibilidades legais para que o município apóie a iniciativa.
Cursos ofertados:
- Técnico em Química
Ensina conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos relevantes produzidos pela humanidade para atuar no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos, em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança, além da responsabilidade ambiental.
Duração: 2 anos (subsequente) e 4 anos (integrado, com a conclusão do Ensino Médio e do técnico)
- Técnico em Alimentos
Capacita o profissional para executar tarefas na transformação, no preparo e na conservação dos alimentos, garantindo a melhoria higiênico-sanitária dos alimentos, preservando sua qualidade nutricional.
Duração: 18 meses
- Técnico em Cozinha
Permite ao técnico atuar na organização da cozinha e dos pratos do cardápio, na seleção e no preparo da matéria-prima, utilizando as práticas de manipulação de alimentos, de forma consciente na sociedade e no mundo do trabalho.
Duração: 1 ano