Com a finalidade de colher sugestões e reivindicações da população na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí realizaram na noite da última segunda-feira (27), no recinto do plenário legislativo, audiência pública para tratar do Projeto de Lei nº 069/2016, relativo ao assunto.
A apresentação do projeto ficou na responsabilidade do contador da Secretaria de Fazenda Pública de Paranavaí, Joaquim Mário de Paula Pinto Júnior.
A LDO define metas e prioridades para a administração pública e orienta a Lei Orçamentária Anual (LOA), responsável pela previsão de receitas e despesas do orçamento municipal para o exercício financeiro de 2017.
Durante sua explanação, Joaquim informou que a receita prevista para o ano que vem deve ficar em torno de R$ 208.764.145,00 e as obras prioritárias para o município incluem galerias e pavimentação na Vila Operária, São Jorge, Ipê, Canaã, Vila City, Ouro Verde, entre outros; além da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), das Unidades Básicas de Saúde da Zona Leste, Ouro Branco, São Jorge, Centro, Monte Cristo, Panorama e Maringá; reforma e ampliação do terminal rodoviário; reforma e adequação do Ginásio “Noroestão”; construção do complexo esportivo no Jardim Simone; e ainda, a reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Davi e da Escola Rural Edith Ebiner; construção da escola no Conjunto Luiz Lorenzetti, e a ampliação do aterro sanitário.
Com tímida participação popular, as reivindicações se concentraram nos problemas evidentes da malha asfáltica de Paranavaí.
A LDO volta a ser discutida nesta quarta-feira pelas comissões permanentes, e as propostas apresentadas durante audiência serão analisadas.