O propositor da moção, vereador Aldrey Azevedo, destacou o trabalho realizado pelo grupo
Transformar um momento doloroso em mágico, esse é o papel do Grupo Médicos do Humor que foi homenageado na noite da última segunda-feira, 6, pelo vereador Aldrey Azevedo durante solenidade na Câmara Municipal de Paranavaí.
A moção nº 029/2016, foi entregue aos integrantes e idealizadores do grupo Adauto Rodrigues Soares, Talise Adriele Teodoro Schneider e Géssica Maria Oliveira de Andrade, representada pela sua mãe, Maria do Socorro.
Criado em 08 de julho de 2008, por quatro voluntários, o Médicos do Humor tem como finalidade humanizar o ambiente hospitalar, levando humor, arte, conhecimentos e muita alegria para crianças internadas em hospitais, bem como aos seus familiares e às equipes de saúde. “O Grupo Médicos do Humor atua de forma admirável no município de Paranavaí. O Doutor Palhaço transforma o ambiente em um lugar mágico, e mostra para a criança e seu acompanhante que todo lugar pode ser divertido, pode ser diferente, pode ser o que a criança quiser. [...] O brincar no hospital proporciona momentos de lazer, descontração, educação e entretenimento para as pessoas doentes e ameniza a situação traumática da internação, minimizando o estado emocional a que os pacientes estão submetidos, e isso reflete aos familiares e profissionais envolvidos. Essa homenagem é o reconhecimento pelo trabalho voluntário que faz significativa diferença na vida dos munícipes de Paranavaí”, afirmou Aldrey.
Durante a homenagem o prefeito Rogério Lorenzetti transferiu sua palavra para sua esposa, Cristina Dias Lorenzetti, formada em Medicina, que ressaltou a importância do trabalho. “Quem frequenta uma enfermaria e se doa desta forma tem muito mais a aprender do que a ensinar. O sofrimento humano, a vulnerabilidade de um paciente que esta hospitalizado é muito grande e faz com que nosso coração fique brando. E que a gente pense que é sempre bom dar carinho, amor, atenção, aqueles que mais precisam, ainda que em um momento transitório. [...] Nós somos um grande país e temos grandes seres humanos trabalhando para que todos nós sejamos mais felizes. Meu carinho e reconhecimento, em nome do prefeito também”, estendeu a saudação.
Talise Schneider, uma das fundadoras, agradeceu pela homenagem em nome do grupo. “Em julho comemoramos oito anos ininterruptos de muito trabalho, e neste momento receber o reconhecimento nos dá força para continuar por mais e mais anos. Queremos dedicar esta homenagem a todos que passaram por aqui e contribuíram para que a alegria chegasse a milhares de pessoas. Nosso agradecimento especial ao vereador Aldrey Azevedo, que sempre se mostrou parceiro do projeto. Gratidão a todos que acreditam que o olhar pode mudar tudo, e que a consulta besteirológica, realizada por um individuo em vestes coloridas e nariz vermelho, especialista em riso frouxo e chulé agudo, transforma qualquer ambiente”, disse.
Formado por artistas amadores de teatro, circo, dança e ainda, o acompanhamento e apoio psicológico, o grupo conta hoje com 32 voluntários que participam direta ou indiretamente deste trabalho, entre estudantes, profissionais e empresários.
Os atendimentos são realizados uma vez por semana, aos domingos, no hospital Santa Casa de Paranavaí, e estendido a asilos, abrigos e demais instituições. O Médicos do Humor ainda desenvolve projetos como: Palhaçaria, Piquenique, Vinil Companhia de Teatro e Feijoada Não é Palhaçada, que acontece a 6ª edição neste próximo dia 10 de julho, a partir das 12 horas, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião.