Transporte público é tema de questionamento pelo parlamentar Aldrey Azevedo
O vereador Aldrey Azevedo apresentou e o plenário do Poder Legislativo de Paranavaí aprovou nesta última segunda-feira, 16, o Requerimento nº 034/2016, que requer a Viação Cidade de Paranavaí, VCP, informações relativas ao transporte coletivo do município.
Aldrey quer saber a quantidade exata de ônibus que prestam os serviços, o ano de fabricação dos mesmos; assim como também, quantos destes veículos estão devidamente adaptados às pessoas portadoras de necessidades especiais ou mobilidade reduzida, e ainda, se os que estão possuem certificado do Inmetro ou outro órgão afim quanto à acessibilidade. “Quando se fala em acessibilidade devemos levar em conta a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços. Não se trata apenas de plataformas elevatórias. A lei dispõe de instalação de botões próximos aos assentos prioritários para sinalizar o interesse de desembarcar, além de material com alta rugosidade para evitar escorregões, assentos com identificação, pintura nas escadas para auxiliar na identificação do embarque e desembarque, entre outros. Além do mais o Decreto nº 5.296/2004, estabelece prazo para renovação da frota dentro dos padrões estabelecidos”, explica o vereador.
Outra informação é quanto ao seguro veicular específico para a prestação de serviços contratados. Em caso positivo, o vereador pede cópia das apólices. O mesmo acontece sobre as manutenções preventivas e corretivas dos veículos pertencentes à frota que realiza o serviço de transporte coletivo.
Aldrey ainda pede os atuais itinerários da concessionária, para verificar se realmente está atendendo a demanda, principalmente após a inauguração dos conjuntos habitacionais, e se existe algum débito do município para com a referida empresa.
O documento que deve ser enviado ainda esta semana tem prazo de 15 dias para ser respondido.