O Poder Legislativo de Paranavaí teve sua prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2014, aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Em março, a Diretoria de Contas Municipais (DCM), já havia analisado detalhadamente os aspectos técnico-contábeis entendendo que as contas cumpriam as determinações legais. Após análise dos autos, a DCM encaminhou para o Ministério Público de Contas, representado pela promotora Kátia Puchaski, que também concluiu que as contas não apresentavam restrições nem ressalvas, sendo possível o julgamento.
A sessão para análise das contas pelos membros da Primeira Câmara do TCE-PR aconteceu no final de março e a publicação do Acórdão de nº 1.533/16 com a decisão foi divulgada recentemente.
Segundo os membros da Câmara do TCE, representados pelo relator conselheiro Ivens Linhares, e os conselheiros Artagão de Mattos Leão e José Durval Mattos do Amaral, as contas foram aprovadas por unanimidade atendendo todas as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em seu quarto ano como presidente da Casa de Leis, o vereador Mohamad Smaili, teve todas as suas contas aprovadas. “A seriedade e honestidade do trabalho de vereadores e servidores e o rigoroso controle de gastos foram determinantes para a regularidade das contas. Estamos cumprindo o que manda a lei”, atribuiu o presidente.
O contador Amarildo Geraldo Costa e o diretor de Finanças, Orçamento, Contabilidade e Recursos Humanos, e também contador, Silvério Kurunzi Rolin, ressaltam a importância da divulgação da notícia. “Temos consciência de que isto é o nosso dever, mas, diante dos acontecimentos políticos atuais, que acabam generalizando a conduta de políticos e servidores para o descrédito, mostra o quão sério esta Casa de Leis tem desempenhado suas atribuições”, disse Amarildo.