A honraria demonstra a gratidão da cidade pelo trabalho realizado por Caputo Neto em favor de Paranavaí
Em reconhecimento a sua contribuição para a melhoria dos serviços públicos de saúde, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, recebeu nesta sexta-feira (18) o título de Cidadão Honorário de Paranavaí. A solenidade contou com a presença de prefeitos, deputados, vereadores, diretores de hospitais, autoridades municipais, estaduais e servidores da Secretaria da Saúde.
Por proposição do prefeito Rogério Lorenzetti, a honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal e demonstra a gratidão da cidade pelo trabalho realizado por Caputo Neto em favor de Paranavaí e região. "Trata-se de uma homenagem simbólica por sua atuação a frente da Secretaria. Sem dúvida, é uma das figuras públicas de maior destaque atualmente no Paraná", ressaltou o prefeito.
Sebastião Medeiros, deputado estadual do Paraná também enalteceu o empenho de Caputo. “O que difere o gestor mediano do grande gestor é a capacidade de enfrentar e superar os desafios. Esta foi a primeira marca e impressão que eu tive do secretário Caputo. [...] Todos sabem das dificuldades que o gestor público enfrenta e a área da saúde talvez seja a mais aguçada de todas. Tive a oportunidade de vê-lo buscar soluções [...] Não é por acaso que Caputo foi eleito o melhor secretário de Saúde do Brasil. Se tiver que deixar uma marca não serão as obras, mas o seu amor e a dedicação com que faz”, assegurou o deputado.
Descendente de italianos, Caputo Neto foi o primeiro de sua família a nascer no Brasil. Maringaense e formado pela Universidade Estadual de Maringá, tornou-se em 2011 o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário da Saúde do Paraná.
Servidor público de carreira da pasta, ingressou no Estado em 1985, na gestão do então governador José Richa. Atualmente, é o secretário estadual da Saúde que está a mais tempo no cargo dentre todos os estados brasileiros.
Ao longo de sua carreira, foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor-geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde. Em Curitiba, foi Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e por duas vezes Secretário de Saúde. Foi ainda presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Paranavaí, Mohamad Smaili, todo esse currículo já o credenciava a ser homenageado, mas as ações que o secretário está promovendo em prol da saúde pública da região Noroeste foram o motivo da concessão da honraria. "Ele é o principal responsável pela grande transformação que passa a rede pública de saúde da região. Ajudou muito no resgate da Santa Casa que ameaçava fechar, reestruturou todo o hospital e ainda reavivou um sonho antigo da comunidade, a retomada das obras do Hospital do Noroeste", afirmou.
Entre os investimentos do Estado no município durante a gestão de Caputo Neto pode-se destacar uma série de obras na Santa Casa, como a abertura dos leitos de UTI neonatal, a reforma e ampliação do Pronto Socorro, a construção da rampa de ligação entre duas alas, além de repasses de custeio através do HospSUS.
Com R$ 1,3 milhões em recursos estaduais, o hospital construirá em breve um novo prédio anexo, que abrigará o ambulatório da Rede Mãe Paranaense e o Laboratório de Análises Clínicas e também repassará um tomógrafo.
Nos cinco últimos anos, há investimentos na atenção básica e na estrutura da prefeitura, com o repasse de equipamentos para unidades de saúde, recursos para a vigilância em saúde, para a assistência farmacêutica, para o transporte de pacientes, compra de veículos e ambulâncias, medicamentos e para o combate à dengue. "O secretário é sempre parceiro de primeira hora de Paranavaí, sobretudo nos momentos mais difíceis, como na epidemia de dengue que vivemos há alguns anos. Sua atuação foi decisiva para que enfrentássemos esse problema de frente", lembrou o prefeito Lorenzetti.
O deputado federal Luciano Ducci elogiou a atuação dinâmica e determinada. “Michele conseguiu passar por todos estes locais deixando marcas e resultados do seu trabalho. [...] Ao longo do período da história da Secretaria de Estado da Saúde, que eu conheço, o Michele é o melhor secretário que já passou pelo Paraná. Principalmente porque é um secretário que atende os prefeitos e que coloca programas em ação em prol da população [...] Tanto é que anunciou que o Paraná vai ser o primeiro estado do Brasil que vai fornecer a vacina da dengue, pioneiro no mundo”, disse Ducci.
Com 60% das obras concluídas, a construção da unidade Morumbi da Santa Casa é outro exemplo de intervenção de Caputo Neto no reforço da rede pública de saúde do Noroeste. A retomada das obras do antigo Hospital Noroeste só foi possível graças ao empenho do secretário na viabilização da parceria com a entidade filantrópica.
Inicialmente, o Estado está investindo R$ 9,5 milhões para a finalização da primeira etapa do prédio, que permitirá a abertura de 70 leitos para o SUS, sendo 10 de UTI adulto. Após a conclusão da segunda fase do projeto, o hospital terá sua capacidade ampliada para 120 leitos.
Segundo Caputo Neto, todos esses investimentos tiram a região Noroeste do esquecimento. "O que nossa gestão está fazendo é quitar uma dívida antiga que o Governo do Estado tinha com essa região, que ajuda tanto no desenvolvimento do Paraná, mas que não recebia a atenção que deveria dos governantes", explicou.
Em seu discurso, o secretário disse ainda que os investimentos do Estado não param por aí. "Agora, mais do que nunca, como filho desta terra, vamos trazer novas melhorias que impactem na saúde do povo desta região. Já garantimos, inclusive, recursos para a segunda etapa das obras da Unidade Morumbi da Santa Casa e também vamos equipar as demais unidades de saúde do município", informou.