As homenageadas foram referendadas com o diploma “Edna de Almeida Andriolli”, em comemoração ao Dia da Mulher
Os vereadores de Paranavaí comemoraram esta semana, durante sessão solene e especial com a entrega do diploma “Edna de Almeida Andriolli, o Dia Internacional da Mulher.
A homenagem que acontece desde 2012, no plenário da Casa de Leis, reconhece o trabalho de mulheres guerreiras e batalhadoras que se dedicam em prol do município de Paranavaí.
Durante a entrega das comendas, o presidente da Casa, Mohamad Smaili, que presidiu a cerimônia, enalteceu a trajetória de vida e do valor da mulher na sociedade paranavaiense.
Dez cidadãs foram homenageadas pelos parlamentares: Anizia Leontina Rigodanzo Canuto, Benta Lopes dos Santos de Oliveira, Deolinda Augusta da Silva, Edite Valéria Pereira Roque, Jalmira Souza Lobo Santos, Margareth de Fátima Danelute Gomes, Maria Aparecida Tiveron, Maria Helena dos Santos, Sonia Maria Sinhorini Gaça e Vanda Maura da Silva Miranda.
Cada uma das homenageadas foi referendada com o diploma “Edna de Almeida Andriolli”, primeira mulher a ocupar uma cadeira do Legislativo de Paranavaí.
Após a entrega das moções, as homenageadas utilizaram a tribuna para agradecer a homenagem. “Há 20 anos tivemos a oportunidade de morarmos nesta cidade e desde então tenho em mente que fizemos a escolha certa, pois aqui trabalhamos, criamos nossos filhos e fizemos grandes amizades. Fico feliz de ter contribuído de alguma forma com Paranavaí. Espero também que aqui seja o lar dos meus filhos e netos. Aproveito a oportunidade para parabenizar todas as mulheres paranavaienses”, disse Maria Tiveron.
Visivelmente emocionada Jalmira agradeceu aos amigos, familiares e dedicou sua homenagem a mãe falecida no ano passado, Lurdes Lobo.
Margareth Gomes e Maria Helena também agradeceram a família, amigos, os vereadores proponentes e a todos que apoiaram no seu caminhar.
Valéria Roque finalizou o discurso: “Eu gostaria de agradecer em nome de todas as policiais femininas do 8º BPM. Gostaria também de agradecer os oficiais e praças. Há 25 anos atrás eu perdi meu pai através desta profissão e foi por isso que resolvi ingressar nesta honrosa corporação”.
PERFIL DAS HOMENAGEADAS
Anizia L. Rigondazo Canuto (Roberto Picoreli)
Ela nasceu no dia 10 de abril de 1948, na cidade de São Miguel D’Oeste, Estado de Santa Catarina. É filha de Fredalina e Máximo Rigodanzo.
Estudou o ensino fundamental no Grupo Escolar de Clevelândia, e o médio, no Colégio Estadual São Luiz.
Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná; e em pediatria e homeopatia pelo Hospital Cruz Vermelha do Paraná.
É membro da Associação Homeopática Paranaense.
Já ocupou os cargos de chefe de pediatria da Santa Casa, diretora do Inamps e delegada do Conselho Regional de Medicina, todos em Paranavaí.
É casada com o também médico Sebastião Canuto, com quem tem os filhos: Jane Patrícia, Paola Carolina e Gustavo Henrique.
Benta Lopes dos Santos de Oliveira (Zenaide Borges)
Nascida em 18 de novembro de 1958, em Paranavaí, Estado do Paraná. É filha de Marieta Alves dos Santos e Pedro Lopes dos Santos.
Concluiu o ensino fundamental na Casa Escolar Jaime Antunes Araújo, hoje Escola Estadual Curitiba, e o ensino médio, no Colégio Estadual de Paranavaí.
É casada com Edson Alves de Oliveira, com quem tem os filhos: Eduardo, Edvaldo e Éderson Paulo.
Formou-se técnica em enfermagem pelo Senac e atualmente trabalha no Pronto Atendimento de Paranavaí, atendendo com dignidade e humanidade os pacientes que necessitam dos seus préstimos.
Nos seus 30 anos de profissão também ocupou sua função no Hospital Santa Margarida e Hospital São Paulo.
Deolinda Augusta da Silva (Mohamad Smaili)
Ela nasceu em 09 de janeiro de 1941, na cidade de Cornélio Procópio, norte pioneiro paranaense. É a caçula dos sete filhos de Julia Milani e Antônio Ribeiro de Arruda.
É mãe de Rossana, Rinaldi e Rosiani, tendo ainda sete netos e quatro bisnetos.
Em sua cidade natal, prestou serviços em escolas da rede municipal. Em 1977, diante de seu desempenho e profissionalismo foi convidada a trabalhar no Sesc, onde permaneceu por quatro anos.
No final de 81, mudou-se com a família para Ivinhema, Mato Grosso do Sul, local em que se tornou proprietária do primeiro hotel da cidade.
Em 1988 veio para Paranavaí e foi convidada a trabalhar no Sesc como responsável pelo lanche das crianças da pré-escola.
Nos 13 anos de Sesc Paranavaí, e quase 20 de Sesc Paraná, “Dona Dê” como é conhecida, se destacou pela sua competência e dedicação. É integrante da Igreja Missionária de Paranavaí há mais de 20 anos.
Edite Valeria Pereira Roque (Antonio Alves)
Ela nasceu no dia 12 de agosto de 1981, em Paranavaí, Estado do Paraná. São seus pais, Edite Pereira Roque e o saudoso policial militar Moisés Roque.
Cursou o ensino fundamental no Colégio Leonel Franca, e concluiu o médio, no Colégio Estadual de Paranavaí.
Graduou-se em pedagogia pela Unespar/Fafipa em 2012.
Trabalhou no comércio de 2000 a 2006. Em 2007, espelhando-se na carreira do pai, ingressou na Polícia Militar do Paraná, concluindo sua formação no 14º BPM, com sede em Foz do Iguaçu, onde prestou serviços no policiamento ostensivo, no qual permaneceu até 2010, quando foi transferida para o 8º BPM.
Em Paranavaí, já desempenhou a função de policiamento ostensivo, e atualmente trabalha como secretária e telefonista do batalhão.
Em 2015 concluiu com êxito o curso de condutor de veículo de emergência. E no mesmo ano, foi policial militar destaque do mês de maio, por demonstrar diariamente sua competência, profissionalismo e simpatia.
Jalmira Souza Lobo Santos (Claudemir Barini)
Ela nasceu no dia 05 de junho de 1962, na cidade de Piacatu, Estado de São Paulo.
Mudou-se com seus pais para Paranavaí em 1969.
Concluiu o ensino fundamental e médio na Casa Escolar Jaime Antunes Araujo, hoje Escola Estadual Curitiba.
Tem os filhos Jamile e Nielson.
Já trabalhou como frentista, caixa, faxineira e secretária.
Atualmente trabalha como secretária da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, e é uma das mulheres mais requisitadas durante um dos eventos mais importantes do município, a Expoparanavaí.
Nas horas vagas gosta de se dedicar ao artesanato.
Margareth de Fátima Danelute Gomes (Aldrey Azevedo)
Nascida no dia 06 de fevereiro de 1957, na cidade de Paranavaí, Margareth é filha de Malvina Vicente Danelute e Egidio Danelute.
Iniciou o estudo fundamental no Ginásio Estadual de Sumaré, e o médio, no Colégio Estadual de Paranavaí.
Formou-se em história e geografia pela Fafipa/Unespar. Possui pós-graduação em: Administração, Supervisão e Coordenação Escolar; e em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
É casada com Amilton Gomes, com quem tem os filhos: Jacson Vinícius, Jhonatan Vinícius e Claudia Maria.
Participou do Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e por diversas vezes ocupou cargos da diretoria da paróquia. Foi membro do Conselho da Saúde, da Administração Distrital de Sumaré, catequista, cursilhista e juíza de paz.
Desde 1977 é professora e em 95 assumiu a direção da Creche Infância Feliz, do Sumaré, função que ocupa até hoje.
Maria Aparecida Tiveron (Walter dos Reis)
Ela nasceu no dia 30 de julho de 1959, na cidade de Nova Londrina, Estado do Paraná. É administradora de uma grande empresa no ramo de saúde no município.
Ainda criança mudou-se com os pais Dulcina Filtrin Zeferino e Joaquim Zeferino para Marília, interior de São Paulo, onde iniciou seus estudos, e mais tarde, conheceu seu esposo, o médico Vanderli Tiveron.
Da união tem os filhos: Ana Maria e Eduardo.
Mudou-se para Paranavaí em 1996 e assumiu a administração da Clínica Radiológica de Paranavaí, da qual seu marido é um dos sócios.
Recentemente a clínica foi totalmente reformada com o intuito de proporcionar mais conforto aos seus clientes, possuindo a mais alta tecnologia em exames de imagem, inclusive com aparelho de ressonância magnética de ultima geração, atendendo os mais altos padrões de tecnologia em saúde.
Hoje, a radiológica de Paranavaí atende mais de 200 pessoas por dia.
Maria Helena dos Santos (José Galvão)
Nascida no dia 17 de setembro de 1941, no município de Barra do Trombudo, Estado de Santa Catarina, Maria Helena é a segunda filha do casal Helena e Ercílio Correia.
Passou a sua infância e adolescência no interior catarinense. Chegou a Paranavaí no início da década de 60 e desde então tem se dedicado a preparar refeições deliciosas.
É casada com Laércio Rogério dos Santos, com quem tem os filhos: Rogério, Eduardo, Edson e Fernanda, 6 netas e 1 bisneto.
É proprietária do restaurante Cantinho das Delícias, muito frequentado pelos paranavaienses e visitantes, pelo tempero especial e o carinho que prepara as refeições do dia a dia.
Nos seus 55 anos de lutas e vitórias no município, conquistou grandes amigos.
Mãe zelosa e extremamente carinhosa, sempre dividiu seu tempo entre o trabalho, os cuidados com a casa e seus filhos.
Sonia Maria Sinhorini Gaça (Josival Moreira)
Ela nasceu na cidade vizinha de Paraíso do Norte, no sítio Alto Paraíso, no dia 13 de novembro de 1967. É filha de Azor Sinhorini e Antonia Previatti Sinhorini.
Concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro.
Casou-se com Laércio Gaça, com quem tem os filhos: José Ricardo e Ygor.
É diarista e todos os dias deixa sua casa para cuidar dos lares de outras pessoas com zelo e competência.
Vanda Maura da Silva Miranda (Leonildo Martins)
Ela nasceu no dia 28 de janeiro de 1955, na cidade de Paranavaí. É filha de Rosa Paulista da Silva e Hermenegildo Silva.
Iniciou suas atividades escolares na Escola Ana Francisca de Andrade, em Piracema e concluiu o ensino médio pela Logus 2. Formou-se em pedagogia pela Fafipa/Unespar e possui três especializações. Iniciou sua vocação como professora da Escola Municipal Ana Francisca de Andrade.
Casou-se com Orlando Miranda, com quem tem os filhos: Fabrício e Maurício, e uma neta.
Mudou-se para o Jardim Morumbi e retomou suas atividades escolares na Escola Antônia Rodrigues de Oliveira. Em 90, foi para a Escola Municipal Professor Pedro Real, na qual ocupou os cargos de diretora, orientadora e supervisora e atualmente, leciona na sala de recursos multifuncionais. Já trabalhou também nos Colégios Flauzina Viégas e Newton Guimarães.
Dedicou parte do seu tempo para alfabetizar crianças e ajudar na Associação de Moradores do seu bairro e até hoje colabora com trabalhos voluntários na Igreja Católica.