Josival Moreira pediu ao Executivo o conserto da cobertura do Ginásio de Esportes Nelson Canato
Os vereadores apreciaram em plenário na última segunda-feira (22) na Câmara Municipal de Paranavaí, a Indicação nº 014/2016, apresentada pelo vereador Josival Moreira da Silva, em que solicita ao prefeito Rogério Lorenzetti a restauração do telhado do Ginásio de Esportes Nelson de Jesus Canato, localizado no Distrito de Sumaré.
Segundo Josival, as chuvas dos últimos meses danificaram o local, e sem os reparos necessários, as pessoas ficam impossibilitadas de utilizá-lo para a prática de esportes. “O ginásio, em boas condições de uso, proporciona à comunidade a prática de atividades físicas e esportivas que corroboram para melhor qualidade de vida, além de promover maior interação entre os usuários e inclusive, retirar das ruas as crianças do distrito, deixando-as menos vulneráveis ao contato com drogas e atividades delituosas”, explicou.
Para Vitor Paulo Meira, o ginásio está abandonado e em péssimas condições de uso. “É inviável a situação hoje deste espaço para a prática de qualquer atividade física. Qualquer chuvinha já alaga a quadra e as crianças correm o risco de escorregar e se machucar. Além do destelhamento, existem problemas no piso como rachaduras”, disse o morador do bairro há mais de 30 anos.
O vereador apresentou a proposição atendendo o pedido dos moradores. A grande preocupação de Josival “não é só a falta de estrutura física, mas o abandono do local”.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Distrito de Sumaré, Wilson Santana dos Santos, o local atende alunos do Colégio Estadual Adélia Rossi Arnaldi, a escolinha de futsal do professor Roberto Quintino, além da comunidade. “A situação arrasta desde outubro do ano passado. Temos procurado as autoridades, mas até o momento nada foi resolvido. Existe muita água parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue. Já esta em condições de interdição. Precisamos que as obras sejam realizadas com urgência”, afirmou.
De acordo com o zelador do ginásio, José Zamboni, a última reforma pela Prefeitura foi realizada em maio de 2011 e executada pela Torrenor Projetos e Construções Ltda., que incluiu troca da iluminação, aquisição de nova rede de proteção, pintura interna e externa e reforma de banheiros e vestiários, no valor de aproximadamente R$ 48 mil, e desde então nada mais foi realizado.