As mudanças tratam de composição das Câmaras Técnicas e adequações ao Plano Diretor
Os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí se reuniram nesta quarta-feira, 14, no gabinete da presidência com membros do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), para tratar de dois projetos de lei encaminhados pelo Executivo ao Poder Legislativo recentemente.
As proposições contemplam alterações na Lei Municipal nº 2.057/98, que institui o Codep e outra que estabelece normas de gestão e aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Paranavaí. “As mudanças são uma reivindicação antiga do conselho e tem respaldo no Plano Diretor do Município que institui o Codep como o Conselho da Cidade. Entidade essencial tanto em matéria de desenvolvimento urbano, já que seus pareceres são imprescindíveis para o trâmite de projetos de alterações das leis que integram o Plano Diretor, assim como o desenvolvimento econômico”, explica o vereador Alves.
A vice-presidente do Codep, Cláudia Mendonça ressaltou a importância das mudanças. “Precisamos formar uma equipe técnica que trabalhe com o prefeito, assim como acontece em Maringá. Realizar um trabalho com planejamento, independente que seja a curto, médio ou longo prazo, mas que saia do papel e que não seja jogado fora recursos”, disse.
O presidente da ADR, Ivo Pierin Júnior destacou a necessidade da contratação de profissional técnico: “Nós temos ideias e sugestões, mas cabe ao técnico fazer a melhor escolha. Estamos aqui para trabalhar e fazer o melhor pela nossa cidade”.
Aldrey Azevedo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, entende que é pertinente a reivindicação do Codep em estabelecer em lei o percentual mínimo da receita corrente líquida para que o Codep possa pôr em prática suas atividades.
Os vereadores Aldrey Azevedo, Antonio Alves, Josival Moreira, Leonildo Martins, Walter dos Reis e Zenaide Borges garantiram que vão apoiar as modificações. “Somos unânimes em apoiar este conselho que desenvolve um trabalho voluntário e imparcial em prol do nosso município”, disse o presidente da Casa, Mohamad.
Restam aos vereadores apresentar emendas parlamentares ao projeto ou marcar reunião com o prefeito Rogério Lorenzetti para que as alterações solicitadas sejam realizadas pelo próprio Executivo antes de serem apreciadas em plenário.
Também participaram da reunião os representantes do Codep, Leoni Dal-Prá e Valter Marelli.