Atendendo o Requerimento nº 05/2015, aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí, a secretária da Educação do município, Aparecida Gonçalves, compareceu nesta semana à Casa de Leis para prestar informações quanto ao salário dos professores de Paranavaí, entre outros questionamentos levantados pelos parlamentares.
Entre os questionamentos apontados: o reenquadramento do cargo de agente de apoio educacional para professor; o aumento de 13% cedido apenas aos profissionais da classe A para todas as classes; a aplicação efetiva da hora atividade de 33%; e a implantação de sistema online para controle de lista de vagas nos centros de educação do município.
A secretária da Educação argumentou que nestes seis anos, os professores foram beneficiados com aumento de 72,99%, sendo 38,90% de aumento real e o restante de correção inflacionária. Concordou que o aumento só para uma classe vai praticamente emparelhar o valor das classes A e B, mas acredita que o reajuste vai ser ainda estendido as outras.
Sobre o reenquadramento disse que não há possibilidade, pois o próprio Tribunal de Contas do Paraná reprovou esta semana a consulta do município por entender que são concursos, funções e atribuições distintas.
Em relação às horas atividades de 33%, Cida garantiu que já estão sendo garantidas e ainda informou que o setor de CPD da Seduc está providenciando o sistema online e tem realizado um controle rigoroso para que não aconteça o “fura-fila”.
Os vereadores ainda abordaram temas, como: o plano de carreira; corte dos 50% do adicional sobre o vencimento básico de profissionais da educação especial; valorização dos demais servidores, caso das merendeiras; déficit de vagas nos centros de educação infantil e a assistência às crianças de sala especial.
A secretária explicou que neste ano 390 crianças ficaram sem vagas, mas que a administração municipal tem tentado amenizar este problema com a construção de mais creches.
Os parlamentares agradeceram a presença da secretária Cida, enalteceram a nota atingida pelo Ideb 6,2, e também falaram das novas obras do governo municipal.