A secretária da Educação, convocada para falar sobre a concessão do piso nacional da categoria, comparecerá no dia 9
O plenário do Poder Legislativo de Paranavaí aprovou nesta sessão ordinária, em regime de urgência, requerimento convocando a secretária municipal da Educação, Aparecida Gonçalves, para prestar esclarecimentos referentes à concessão do piso nacional aos professores da rede municipal de ensino.
“Nós queremos convocar a secretária para saber como que está a questão dos professores. Sabemos que o piso foi implantado para apenas alguns profissionais da área e queremos saber o porquê. Outra questão é quanto à contratação do cargo de agente de apoio educacional exigindo a formação em magistério ou pedagogia, mas que não paga o piso salarial dos professores. Eles têm que ser valorizados, afinal todas as profissões passam pelas mãos do professor”, argumentou Roberto Picoreli (Pó Royal).
Os parlamentares utilizaram a tribuna e declaram apoio à categoria da rede municipal e, inclusive estadual, que neste momento está em greve. Ressaltaram a importância destes profissionais para a formação da sociedade e pediram a valorização.
“É da sala de aula que sai o melhor médico, advogado, político; que se transformam os seres humanos e por isso que nós temos que ter uma atenção especial. A maior indústria que podemos ter, é a indústria do conhecimento”, afirmou Claudemir Barini.
O vereador José Galvão retratou a crise vivenciada dos últimos dias. “Nós estamos passando por uma dificuldade muito grande estadual e nacional. Paralisação de transportes, alto custo do combustível, greve de servidores, um descontentamento geral. E aqui no município, nós que temos o poder nas mãos, fomos eleitos pela comunidade, temos que analisar e encontrar a melhor solução para todos”, garantiu.
O pedido era que a secretária da Educação, Aparecida Gonçalves comparecesse à próxima reunião ordinária, ou seja, nesta próxima segunda-feira, 2, mas a mesma já informou à Casa que estará em viagem a Brasília com o prefeito Rogério Lorenzetti e atenderá a convocação do Legislativo no dia 9 de março.