A Câmara Municipal de Paranavaí realizou na quarta-feira (19) no gabinete da presidência homenagem póstuma ao Dom Frei Alberto Föerst.
A homenagem proposta pelo vereador Josival Moreira da Silva e aprovada por unanimidade foi entregue ao comissário geral dos Carmelitas do Paraná, Frei Ivani Pinheiro Ribeiro e ao vigário paroquial Frei Jerônimo Brodka. “Prestamos uma Moção de Pesar e após surgiu a ideia de homenagearmos Dom Frei Alberto por esta Casa de Leis, pelo seu trabalho de evangelização e de valorização à família, deixando grande contribuição à história e ao desenvolvimento do nosso município. É uma homenagem justa que esta Câmara faz em nome de todos os seus vereadores”, disse Josival.
Frei Ivani agradeceu a menção honrosa e relembrou da chegada dos freis carmelitas em 1951, com Frei Ulrico Goevert e em 54, Frei Alberto. “Se olharmos esta cidade vamos perceber a presença de Alberto com toda a sua inteligência, sua capacidade e sua contribuição quanto ao aspecto religioso. Nós, freis carmelitas, gostamos muito deste lugar. Esta cidade é como se fosse a nossa casa. Prova disso é a importância do nosso Colégio Paroquial, na área educacional, e da casa de recuperação para os dependentes químicos, na saúde. Acreditamos neste lugar e estamos muito felizes por vocês se lembrarem de uma pessoa que trabalhou muitos anos por esta cidade. Isto significa que existe uma tradição e que vocês valorizam a história. Muito obrigado por se lembrarem de Frei Alberto, falou Frei Ivani Pinheiro Ribeiro, em nome da Ordem dos Carmelitas.
Frei Jerônimo, amigo de longa data de Dom Alberto se recordou de vários momentos que conviveu com ele, desde quando o conheceu em 1950, de sua habilidade em fazer linguiças, já que era filho de açougueiro, e de sua proximidade com Frei Ulrico, colaborando com os trabalhos e obras da igreja. “Dos Freis Alberto e Matias recebi apoio no trabalho com os escoteiros. Cheguei aqui em 63 sem nenhuma preparação, e eles tiveram paciência em me ensinar a língua portuguesa. Tenho muitas lembranças boas daquele confrade (Frei Alberto)”, relembrou.
A cerimônia que foi presidida pelo presidente da Casa, Mohamed Smaili contou com a presença do Padre Everton Ribeiro dos Santos, o diretor do Colégio Paroquial, Emerson Avelar Garcia e os vereadores Leonildo Martins, Zenaide Borges e Walter dos Reis.
Dom Frei Alberto
Alberto Johannes Föerst nasceu no dia 26 de novembro de 1926, na cidade de Gunzendorf, Alemanha. Iniciou seus estudos em 1931. Em 39, entrou para o Seminário “Marianum” dos Freis Carmelitas em Bamberg. Foi soldado da 2ª guerra mundial e prisioneiro de guerra dos americanos por oito meses na França. Em 46, voltou ao seminário, onde retornou sua vida religiosa. No ano seguinte fez o noviciado. Em 52 foi ordenado padre e disseminou a palavra de cristo em várias cidades da Alemanha. No ano de 1954 veio para o Brasil, para trabalhar em Paranavaí, como missionário, com a intenção de ficar apenas cinco anos. Foi capelão, prior, ecônomo e pároco. Por duas vezes foi comissário geral dos freis carmelitas do Paraná. Também ocupou a função de vigário geral da diocese de Paranavaí. Nestes anos introduziu o Cursilho, Movimento Familiar Cristão, Treinamento de Lideranças Cristãs, Juventude de Ação Mariana, Comunidade Eclesiais de Base e Ministros Extraordinários da Eucaristia. Foi ainda responsável pela construção da Igreja São Sebastião, Convento de Paranavaí, Cosdipa, Seminário de Graciosa, entre algumas capelas.
Em 1984 mudou-se para Dourados, cidade onde desenvolveu também um excelente trabalho. Em 88 foi nomeado bispo coadjutor e em 1992 assumiu a Diocese de Dourados, onde permaneceu até se aposentar em 2001.
Em 2009 retornou para Alemanha, após 55 anos de vida dedicados aos trabalhos religiosos no brasil.
Faleceu no dia 1º de novembro deste ano.