Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Câmara homenageia Personalidades Negras 2014
 
18/11/2014
Fonte: Assessoria Câmara
Crédito:

O Poder Legislativo de Paranavaí em parceria com a Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (Anpir) realizou na última segunda-feira (17), à noite, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, que será celebrado dia 20, data escolhida em memória ao herói negro Zumbi dos Palmares.

O evento oficial do calendário do município, foi marcado com a entrega dos diplomas Personalidades Negras de Paranavaí 2014. Foram homenageados: Celso José dos Santos, Élcio Caetano, Luiz Carlos Prates Lima (Tio Lú), Luiza Maria Ferreira Grandi (Mãe Luiza de Xangô) e Rosivânia da Costa Barbosa. “Estas pessoas estão aqui porque são merecedoras. São personalidades negras locais que possuem relevante atuação na construção da democracia e de um país mais desenvolvido e justo”, disse Mohamed Smaili, presidente da Câmara.

A secretária geral da Anpir, Luci Maria Dias Onório lembrou a história de Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695, na Serra da Barriga, hoje município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas;  de sua história em defesa da abolição dos negros e falou da importância de homenagear pessoas que contribuem com a sociedade. “Hoje homenageamos pessoas que no seu trabalho e em sua vida reforçam a necessidade de mudarmos a cultura da discriminação e da desvalorização do ser humano por sua origem e cor”, afirmou.

Para Celso dos Santos, um dos homenageados, a luta por igualdade e justiça só é possível com a colaboração de todos. “Estou extremamente comovido com esta homenagem. Gostaria de agradecer minha família, mas especialmente ao meu avô e pioneiro desta cidade, Pedro Laurindo, pois através de seus ensinamentos aprendi a lutar por uma sociedade melhor, a valorizar as conquistas e também que ninguém constrói nada sozinho. Que esta semana da consciência negra venha despertar o espírito de Zumbi dos Palmares pela igualdade racial”.

Aos 83 anos, Luiz Lima agradeceu a homenagem. “Trabalho com pessoas que têm casa, mas estão nas ruas ociosas. E nós precisamos tirá-las para que não caiam no mundo das drogas. Meu muito obrigado a todos”.

Quem também utilizou a palavra para falar sobre seu trabalho pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no Paraná (Renafro) foi Mãe Luiza de Xangô, que finalizou seu discurso de forma marcante: “somos seres humanos e respeitamos as pessoas porque queremos ser respeitados também”.

 

Homenageados

 

Celso José dos Santos

Ele nasceu em Paranavaí no dia 21 de outubro de 1969. É filho de Neusa dos Santos.

Formou-se em Ciências e Matemática, pela Fafipa e em Direito pela Unipar. É pós-graduado em matemática pela Fafipa, em Direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina e em História e Cultura Africana pela Universidade Tuiuti do Paraná.

É casado com Elvira Maria, com quem tem a filha, Larissa.

Atua como professor do Estado do Paraná desde 1992. É dirigente sindical e coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo da APP Sindicato, membro fundador da Anpir; do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial; e membro e representante da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros.

 

Élcio Caetano

Ele é filho de Aparecido Caetano e Dorcília Batista Caetano. Nasceu no dia 12 de dezembro de 1969, na cidade de Paranavaí. Há dez anos foi acometido por uma fatalidade. Vítima de uma bala perdida, ficou paraplégico. Sem saber que rumo tomar, ingressou em um curso de terapia ocupacional para evitar a depressão. Em pouco tempo, descobriu um talento desconhecido, se tornou um dos melhores artesãos de Paranavaí. Preocupado com o meio ambiente, trabalha principalmente com produtos recicláveis, tecidos ecológicos e sementes. Ao longo dos anos, diminuiu 90% do consumo de medicamentos e se tornou uma inspiração para muitas pessoas que vivem a difícil realidade de não poder andar mais.

 

Luiz Carlos Prates Lima

Ele nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, cidade natal do grande poeta Mário Quintana. Tem 83 anos e o dom para as artes. Descoberto ainda na infância, foi incentivado pela avó africana que era pintora e desenhista.

Na juventude, decidiu investir na carreira de artista plástico e ingressou no Instituto de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formado, lecionou na Fundação Gaúcha do Trabalho. Suas obras resgatam elementos da cultura sulista. É mestre na arte de manipular couro, madeira, chifre e osso, matérias-primas com as quais cria suas obras há mais de 60 anos. Chegou a Paranavaí em 1999 e realiza um trabalho de recuperação de jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Luiza Maria Ferreira Grandi (Mãe Luiza de Xangó)

Ela é natural de Garanhuns, no Estado de Pernambuco. Nasceu no dia 19 de março de 1953. É casada com Oswaldo Grandi com quem tem quatro filhos: Adriano, Daniela, Patricia e Deivid. Chegou a Paranavaí há mais de 20 anos.

Foi iniciada na Umbanda em 1984, ainda quando morava em São Bernardo do Campo, já com todos os preceitos, obrigações e fundamentos na religião afro-brasileira.

Tem sua crença, ama a Deus e adora a todos os Orixás de fé que fazem caridade para as pessoas que necessitam de ajuda. Hoje tem em sua tenda 32 médiuns.

Há 5 anos iniciou palestras na Unipar e na Fafipa/Unespar, representando a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no Paraná (Renafro), para dar apoio e acolhimento e repassar informações importantes quanto a prevenção da AIDS, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. Em suas palestras Mãe Luiza fala também das raízes afro-brasileiras de Umbanda e Candomblé.

 

Rosivânia da Costa Barbosa

Ela nasceu no dia 17 de Abril de 1974, na cidade de Paranavaí e é filha de Neusa Martins da Costa Barbosa e Erenilse Barbosa.

Casou-se com Leovilson Antonio Miranda com quem tem uma filha: Anna Clara.

Cursou Magistério e Contabilidade, mas sua verdadeira vocação foi lecionar.

Iniciou sua carreira no Magistério em 1992, atuando como professora da Educação Infantil na Escola Imepe. Trabalhou na Escola Básica Fundação Bradesco de 1995 a 1998. Em 96, formou-se no Curso de Letras na Fafipa, quando assumiu o concurso na rede municipal de educação, na Escola Professora Elza Caselli, na qual trabalhou durante 10 anos. Depois foi para a Escola Municipal Getúlio Vargas, e em 2006 assumiu a supervisão do Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Giovine, onde desde 2007 é diretora.

Nos materiais de trabalho, avisos, painéis, faz questão de destacar a figura do negro. É apaixonada pela educação infantil e conduz seu trabalho com muito amor e dedicação, buscando uma sociedade cada vez melhor. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS