Os 70 alunos concluíram o curso Proerd, programa de combate às drogas e violência
Os vereadores de Paranavaí realizaram na noite desta segunda-feira (6), no plenário da Casa Legislativa, a solenidade da entrega da Moção de Aplauso nº 049/2014, de autoria do vereador Antonio Alves da Silveira, aos alunos da Escola de Educação Básica Fundação Bradesco.
A proposição acatada e aprovada pelos parlamentares se deve a conclusão e formação dos 70 alunos no curso Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), sob a instrução do soldado Marcos Antonio Sgotti. “É só através de projetos e atitudes como estas, que nós vamos vencer a terrível guerra contra esta maldição que avassala nossa sociedade. Muitas vezes nos sentimos de mãos atadas por não conseguir atingir a fundo este combate. Uns colocam que é a questão social, outros, que são as leis ineficazes, mas tenho certeza que investindo na educação e na conscientização, com a colaboração da família, vamos ajudar a mudar esta triste realidade. Quero parabenizar aos alunos pelo desempenho e dedicação na conclusão do curso Proerd, à Fundação Bradesco, à Polícia Militar e ao Sgotti”, disse Alves.
Durante a cerimônia, o instrutor do Proerd relatou sua alegria em poder colaborar no combate às drogas. “No ano de 97 passei no concurso da Polícia Militar do Paraná, vim trabalhar em Paranavaí e em 2007 tive a oportunidade de fazer o curso de instrutor do Proerd. Eu consegui vislumbrar no futuro, trabalhando com as crianças, a conscientização, e jovens crescendo cidadãos adultos e responsáveis, pois a tarefa de policiamento extensivo fardado e repreensão ao crime não estava surtindo efeitos. Eu consegui ver uma luz no fim do túnel, no qual através deste programa que auxilia nossas crianças no aprendizado e a se livrar das drogas, poderia contribuir para salvar muitas vidas”, explanou Sgotti.
A orientadora pedagógica da Fundação Bradesco, professora Paula Andrade Cavalcanti utilizou a palavra para agradecer aos vereadores pela homenagem e a todos os envolvidos no processo. E complementou: “Esta oportunidade que vocês crianças tiveram, nem todas têm. Eu acredito no Proerd e já conheci outros alunos que seguiram os passos deste programa. Trabalhar com educação é um desafio, e o amor é fundamental nesta profissão. A Fundação Bradesco tem trabalhado a cada dia para construir um futuro melhor e eu acredito que logo alguns alunos estarão sentados nestas cadeiras. Muito obrigado ao soldado Sgotti e aos alunos, por participarem das aulas e darem o seu melhor”.
O aspirante a oficial da PMPR, Thiago Luiz Leite, proferiu em nome do comando do 8º Batalhão. “O soldado Sgotti age na linha de frente deste trabalho há sete anos, no qual passaram muitos alunos e que com certeza foi fundamental para que eles não se perdessem no mundo das drogas e do crime. Eu garanto que se a prevenção for bem feita nesta idade, reduzimos muito o nosso problema em relação ao consumo e pessoas envolvidas com drogas. Pois quanto maior for a incidência desta prevenção, tanto maior será depois também o resultado positivo para a sociedade e tanto menor será o nosso trabalho como policial repressivo. Gostaria de agradecer a Câmara pela oportunidade, ao soldado Sgotti por estar encabeçando este projeto em nome do comando do 8º BPM e as crianças pelo compromisso e que tão abertamente nos recebe”, falou.
Programa - O Proerd é um programa desenvolvido nas escolas públicas e privadas por policiais militares treinados e preparados para transmitir através de aulas teóricas e práticas a valorização à vida, e a importância de manter-se longe das drogas e da violência, colaborando com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.