Os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí José Galvão, Walter dos Reis e Zenaide Borges, juntamente com os servidores participaram neste último sábado (6) pela manhã, das ações no Dia “D” do mutirão contra a dengue, promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde através da Vigilância em Saúde.
Eles percorreram a área do terminal rodoviário até a região central do comércio distribuindo panfletos educativos e conversando com a população.
No começo de 2013, a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) confirmou situação endêmica de dengue em Paranavaí, sendo o quinto município do Estado com epidemia da doença, registrando entre agosto de 2012 até janeiro de 2013, 311 casos confirmados de dengue e 739 notificados. No mesmo mês, o prefeito Rogério Lorenzetti decretou Estado de Emergência após a confirmação do segundo caso de dengue do tipo quatro, considerado o mais perigoso.
Em 2014, o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRA) apontou um índice de 2,5% de infestação da dengue no município, índice acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. No segundo LIRA teve redução para 2,2%. E agora em julho deste ano, a Vigilância em Saúde de Paranavaí concluiu o terceiro LIRA de 2014, com 1,1%.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde (Visa) Randal Fadel Filho, do começo do ano até dia 5 de setembro foram confirmados 95 casos e notificados 474. “As ações em conjunto com órgãos e entidades são para prevenir uma epidemia. A preocupação ainda existe porque temos a presença do mosquito e da doença. Precisamos nos unir para minimizar os riscos para a população”, disse.
Preocupadas com os riscos de uma nova epidemia de dengue no município, autoridades têm participado das diversas ações de prevenção e combate ao mosquito.
Para a vereadora Zenaide, é importante a participação do Legislativo na colaboração de ações que resultem em favor da saúde e bem-estar da população.
Estiveram presentes o diretor da Casa, Genecio Feuser e os assessores Carlos Emanuel, Haroldo Liras, Luiz Fernando Albuquerque e Luiz Fernando da Silva.