Os vereadores José Galvão e Walter dos Reis acompanharam na última segunda-feira (1º) pela manhã, no Paço Municipal, juntamente com representantes da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), da sanção pelo prefeito Rogério Lorenzetti do projeto de lei que inclui no calendário oficial do município a Festa da Primavera.
Mamoru Fukuyama, presidente da SPDC, agradeceu os vereadores e o prefeito em nome da comunidade nipo-brasileira pelo reconhecimento dos poderes Legislativo e Executivo. “Através desta lei a SPDC irá buscar recursos e parcerias, que com certeza irão ajudar à instituição e consequentemente toda a sociedade, mostrando a força, união e tradição da nossa colônia. Também não podemos deixar de agradecer os voluntários e a diretoria, responsáveis pelo acontecimento deste evento”, disse.
Segundo o vereador José Galvão, autor da proposta em parceria com o vereador Walter dos Reis, “é uma grande satisfação poder fazer parte com os demais vereadores desta importante iniciativa. Uma festa linda e que com certeza faz parte da história cultural do nosso município e da região. A SPDC é uma instituição séria e que tem realizado um trabalho excelente que traz benefícios e engrandece a nossa cidade”, falou.
Walter complementou: “É um presente que estamos proporcionando à colônia nipo-brasileira em reconhecimento à história, participação e tradição exemplar no nosso município”.
O projeto de autoria dos vereadores presentes teve aprovação unânime pela Casa de Leis.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, a inclusão da Festa da Primavera no calendário do município é uma maneira de reconhecer a importância da contribuição que a comunidade nipônica sempre deu para o desenvolvimento da cidade. “A Festa é um privilégio que toda a população tem de vivenciar um pedacinho do Japão em Paranavaí, toda a sua cultura, folclore, dança, gastronomia, suas tradições”, explicou.
Realizada todos os anos no mês de setembro, a festa alcança em 2014 sua 19ª edição.
Mais Informações - Quem visita a festa tem a oportunidade de assistir apresentações artísticas e culturais, conhecer a arte milenar das ikebanas e bonsais, além de degustar da saborosa culinária japonesa.
O evento que começou nesta terça-feira (2) e termina no próximo dia 6.