A intenção dos vereadores é pleitear a mudança de seção para subgrupamento
Atendendo o pedido do Legislativo de Paranavaí, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Cezar Perdoncini, compareceu na noite da última segunda-feira (30) à Câmara para apresentar aos vereadores relatório da unidade e explicar a necessidade da elevação de Seção de Bombeiros para Subgrupamento de Bombeiros Independente.
No ano passado, os vereadores já haviam solicitado ao governador Beto Richa, quando em visita, a aquisição de duas novas ambulâncias e a transformação da seção em subgrupamento. Um pedido não só dos vereadores, mas também do deputado estadual Teruo Kato e do prefeito Rogério Lorenzetti, além de outras autoridades. As ambulâncias vieram, no entanto a unidade continua sendo apenas uma seção.
Durante suas explanações, Perdoncini expôs os números e a realidade do quartel e falou das perspectivas para a alteração da unidade em subgrupamento do Corpo de Bombeiros.
“Só em 2013 realizamos 4.567 ocorrências entre acidentes, atendimentos pré-hospitalar, incêndios, prevenções e auxílios e salvamentos. Os subgrupamentos de Ivaiporã, Pato Branco, Francisco Beltrão, Apucarana e Guarapuava realizaram respectivamente, 2.198, 2.814, 3.276, 4.341 e 3.903 atendimentos. Dos 6 SGBI´s do Estado o único subgrupamento que atende mais ocorrências que a nossa Seção de Bombeiros é Umuarama e por um número ínfimo, 19 ocorrências a mais”, disse Perdoncini.
O comandante ainda explicou que cabe ao governador a reestruturação e pediu o apoio aos vereadores.
Para o presidente da Casa, Mohamed Smaili, a transformação trará mais oficiais, equipamentos e viaturas para o atendimento de Paranavaí e região, beneficiando todos, porém para que isto aconteça será necessária uma mobilização muito grande por parte das lideranças locais e estaduais. “Este subgrupamento é uma necessidade para melhorarmos ainda mais o atendimento. É uma ação política conjunta e devemos lutar para conquistar o anseio da corporação e da comunidade”, disse Mohamed.
O vereador Antonio Alves sugeriu a elaboração e entrega de um documento ao governador Beto Richa solicitando a mudança de unidade. Já Roberto Picoreli recomendou agendar para a próxima vinda do governador a Paranavaí uma visita ao Corpo de Bombeiros para mostrar as instalações e pleitear a transformação em subgrupamento.
Além de Paranavaí a área abrange outros 31 municípios do noroeste do Estado, com uma população acima de 300 mil habitantes, estando em sua área de atuação os rios Paraná, Paranapanema, Ivaí, entre outros.
Criado em 1982 para atender toda a circunscrição, principalmente resgate de acidentes, incêndios e afogamentos, atualmente o Corpo de Bombeiros conta com 37 bombeiros militares e 48 bombeiros comunitários e 28 viaturas.