Na tarde da última segunda-feira (16), os vereadores Antonio Alves e Claudemir (Irmão) Barini assistiram a palestra proferida pela promotora Suzy Mara de Oliveira, no Centro da Juventude, em comemoração ao Dia Mundial e Municipal de Conscientização da Violência Contra os Idosos.
Segundo a promotora, familiares têm buscado ajuda no combate a drogadição dos dependentes, já que de acordo com relatos a violência contra idosos na maioria das vezes são cometidas devido ao uso de drogas. “Atualmente 8% da comunidade são idosos e 20% usuários de drogas. Uma proporcionalidade muito preocupante. As pessoas precisam acordar para o que está acontecendo porque vai chegar um ponto que daqui há dez anos vamos ter mais idosos do que crianças”, disse Susy Mara.
Ela também criticou o governo quanto à garantia dos direitos e à cobrança dos deveres da população. “Infelizmente deu-se muito direito e muita liberdade e cobrou-se pouca responsabilidade. Na medida em que se aufere muitos direitos às pessoas e não se cobra responsabilidades e nem se investe em segurança pública, a situação acaba do jeito que está. Se hoje investimos no idoso é porque fazemos parte desta população e temos comprometimento com o amanhã”, explicou.
Na oportunidade, o vereador Barini parabenizou a promotora e a presidente do Conselho pela preocupação em defensa dos direitos dos idosos e agradeceu pelo convite. “É uma obrigação nossa estar aqui. Nós vemos que às vezes dentro da própria família, filhos, netos, maltratam as pessoas idosas e não dão valor algum. Eu particularmente me inspiro muito nas pessoas idosas, por tudo que fizeram em favor das suas famílias e pelo exemplo que elas deixam para toda sociedade, porque o que será do amanhã se não levarmos os princípios da família e do ser humano”, disse Barini.
Alves também agradeceu a oportunidade de assistir ao evento e da satisfação de estar mais próximo daqueles que necessitam. “Eu tenho certeza que essa palestra vai contribuir muito para que nós possamos sair em defesa do idoso. A única certeza que temos é que nascemos, crescemos e envelhecemos, e eu sempre falo que doar um pouco do que se têm para quem têm menos ainda engrandece o coração e torna a alma ainda mais linda”, proferiu.
O evento é uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paranavaí e Secretaria de Assistência Social.