O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Valdir Luiz Rossoni recebeu na última sexta-feira (30) o título de Cidadania Honorária de Paranavaí. A mais alta honraria do Poder Legislativo foi entregue durante cerimônia no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa.
A proposição de autoria do prefeito municipal Rogério Lorenzetti foi aprovada pela Casa de Leis no ano passado devido à relevante atuação na defesa dos interesses da comunidade paranavaiense. Inclusive, Rossoni foi um dos defensores ferrenhos quanto à vinda da reitoria da Unespar para a cidade. “Rossoni defendeu a sede da reitoria da Unespar para Paranavaí, colaborando com o desenvolvimento sustentável do interior do Estado e permitindo a expansão da nossa cidade como pólo regional de ensino da região noroeste do Paraná”, explicou o presidente da Câmara, Mohamed Smaili.
Mohamed ainda enumerou diversas mudanças promovidas por Rossoni na administração da Assembleia Legislativa, como: reforma no quadro de funcionários, extinção do 14º e 15º salário dos deputados, centenas de cargos, de aposentadorias irregulares e dos supersalários, implantação do ponto biométrico, troca da segurança por policiais militares. “Desde que assumiu a presidência da Mesa Executiva da ALEP economizou e devolveu ao Tesouro do Estado R$ 400 milhões e tornou a Assembleia do Paraná modelo no país”, falou.
O prefeito Rogério Lorenzetti destacou em seu discurso o apoio recebido pelo deputado e o empenho em defender a sede para Paranavaí mesmo tendo uma de suas cidades eleitoreiras como concorrente. “Homem preocupado com o desenvolvimento integral e sustentável de todo o Paraná, Valdir Rossoni entendeu a importância da reitoria da Unespar no extremo noroeste do Paraná como ferramenta eficaz de desenvolvimento regional. [...] Devo confessar que como cidadão nascido em Paranavaí tenho orgulho de ter como concidadão o ilustre deputado Valdir Rossoni”, disse Lorenzetti.
Emocionado, Rossoni utilizou a palavra para agradecer a comenda. “Receber este título me emociona por vários motivos. O maior deles é porque esta cidade jovem, moderna, é formada por um povo que reflete muito o que é o nosso país: uma mistura de raças [...] que ajudou a transformar Paranavaí na cidade pujante que é hoje. [...] Agora, oficialmente faço parte desta grande família – e isso me orgulha muito [...] Saibam que apesar dos 500 quilômetros que separam esta cidade da capital, ela sempre esteve próxima do meu coração. E agora essa distância ficou menor ainda”, proferiu o homenageado.