Durante os dois dias de curso 12 mulheres irão aprender a confeccionar mais de 15 receitas, além de informações técnicas
Os vereadores e assessores parlamentares da Câmara Municipal de Paranavaí acompanharam ontem o inicio do curso de Culinária Básica coordenado pelo Cetem e promovido pelo Sindicato Rural Patronal através do Senar em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e a Secretaria de Assistência Social pelo CRAS da Zona Leste. Eles foram recebidos pelo secretário da Seagri, Osmar Wessler e pelo diretor técnico do Cetem, Claodemir Grolli.
O Curso Básico de Cozinha é o oitavo ministrado pelo Senar de uma série que serão realizados.
Durante os dois dias de curso 12 mulheres irão aprender a confeccionar mais de 15 receitas, além de informações técnicas, como manipulação de alimentos, higienização e elaboração de cardápios, contribuindo para aprendizagem de técnicas culinárias que servirão para o incremento da renda familiar.
Segundo a instrutora do Senar há mais de 21 anos, Celeste de Oliveira Mello, o curso proporciona uma melhor qualidade de vida, oferecendo uma alimentação mais saudável e aproveitando o máximo dos alimentos produzidos na região.
Ao todo já foram realizados oito cursos pelo Senar e outros seis pela Emater, beneficiando quase 200 alunos.
Os cursos são uma parceria da Seagri, Cetem, Sindicato Rural Patronal, Emater, Senar, IFPR e Fatecie. Cada entidade tem sua autonomia, mas a organização e programação é do Cetem.
O objetivo do Cetem é incentivar os produtores rurais e interessados na diversificação de produtos, além de ensinar o trabalho de produção, industrialização e comercialização. “Queremos tornar um centro de referência em produção de alimentos. E estamos aqui para trabalhar e colaborar com a comunidade”, afirmou Grolli.
Durante a visita, Wessler falou sobre os programas que vêm sendo desenvolvidos pela Seagri, como o Compra Direta que beneficia 133 produtores da região noroeste, que fornecem uma variedade de verduras, frutas e legumes distribuídos para entidades, centros de educação infantil, escolas municipais e estaduais, cujas beneficiadas são cadastradas pelo Provopar, além dos cursos que estão sendo ofertados à população. “Já tivemos cursos de culinária, compotas, derivados do leite e até o final do ano mais dois cursos devem ser realizados em parceria com a Emater, um de panificação e outro de conservas”, explicou o secretário.
O presidente da Câmara, Mohamed Smaili, em nome de todos os vereadores parabenizou o trabalho desenvolvido pelos responsáveis pelo centro e também pelo secretário Osmar. “Nosso secretário tem trabalhado de forma muito profissional porque é homem da terra e conhece muito bem o que faz. Além do mais nossa população merece estes cursos profissionais que estão sendo ofertados com qualidade”, disse.
Estiveram presentes os vereadores Aldrey Azevedo, José Galvão e Zenaide Borges, que também elogiaram e destacaram as ações que estão sendo realizadas pela Seagri em parceria.