Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / RECONHECIMENTO
 
Diploma Negritude de Promoção da Igualdade Racial é entregue na Câmara de Paranavaí
 
30/11/2022
Fonte: Secom CMP
Crédito: Assessoria CMP

Nesta segunda-feira (28), aconteceu na Câmara de Paranavaí a cerimônia de entrega do Diploma Negritude de Promoção da Igualdade Racial 2022. Jairo Estevão Venâncio, Patrícia Paulino Graça, Salete Siqueira da Silva Sanitá e Vivaldo Gomes de Aguiar foram os homenageados da noite.

O presidente da Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (ANPIR), professor Celso Santos, discursou sobre a importância de combater o racismo em todos os âmbitos da sociedade.

Em seguida, a palavra foi aberta para Jairo, Patrícia, Salete e Vivaldo. O campeão nacional e internacional de atletismo, Estevão Venâncio, lembrou do saudoso pai Francisco, mais conhecido como Biga. “Sou filho de um mineiro que chegou em Paranavaí sendo jogador de futebol e depois fundador de uma escola de samba na cidade, há alguns anos, trabalhar com esporte e cultura era visto com maus olhos. Provavelmente somos pessoas improváveis. Mas, hoje podemos estar aqui representando essa negritude. Paranavaí é a cidade que acolheu minha família”, expressou.

Patrícia Paulino, professora e orientadora da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, mesmo colégio que estudou quando criança, refletiu: “Estou muito feliz e honrada de estar aqui recebendo essa homenagem. Eu sou fruto de uma educação pública e sonhava em ser professora. Além disso, não posso deixar de falar do meu pai, que sempre me incentivou. Eu queria também homenagear os nossos ancestrais, que se estiverem olhando a gente agora, devem estar reluzentes de felicidade, e os que virão, as nossas crianças, vão saber que podem estar onde elas quiserem”.

Aos 84 anos, Vivaldo Gomes, carinhosamente chamado de Vadinho, disse se sentir muito feliz pela homenagem e convidou a todos para irem conhecer seu famoso barzinho, onde toca sanfona.

A cantora e compositora gospel, Salete Sanitá, que ao longo da carreira já gravou 6 CDs e 2 DVDs, agradeceu a indicação do nome. “Eu sei que ainda existe muita luta para a gente vencer a questão do preconceito racial. Por isso, nós estamos aqui representando muitas pessoas, muitas personalidades negras. Muito feliz de ser lembrada, reconhecida e poder representar um segmento tão importante como este”, concluiu.

Autoridades, familiares e amigos lotaram a galeria e acompanharam de perto a solenidade.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS