Os vereadores Antonio Alves e Claudemir Barini estiveram na última segunda-feira, 26, na sede do Conselho Tutelar de Paranavaí para ouvir as reivindicações e entregar cópia da indicação que solicita ao Executivo aumento salarial aos conselheiros.
Durante a visita, as conselheiras pediram apoio na contratação de dois profissionais (assistente social e psicólogo) para atuar no atendimento as crianças e adolescentes que são assistidas pelo Conselho, e solicitaram além da adequação salarial, direito a cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas acrescidas de um terço do valor da remuneração mensal, licença-maternidade ou paternidade e gratificação natalina. “Temos que estar sempre à disposição seja sábado, domingo ou feriado, em locais perigosos, sem nenhuma proteção e ainda sem adicional de periculosidade. Ganhamos muito pouco para um regime de dedicação exclusiva”, disse a presidente do Conselho Claudia Picoli.
A Lei Municipal nº 1.562/92, que cria o Conselho Tutelar da Criança e Adolescente prevê a contratação de pedagogo, psicólogo, assistente social e advogado não havendo conselheiro com capacitação correspondente. “Esta na lei e é fundamental para atender nossos pacientes, usuários de drogas, principalmente os que sofrem violência sexual”, explicou a conselheira Neli Torrente.
No documento os vereadores alegam que diariamente os conselheiros atendem pessoas que enfrentam problemas sociais ligados à violência, gravidez precoce, abuso sexual e tráfico e uso de drogas e que necessitam de melhores condições salariais. A proposição de autoria do vereador Alves foi aprovada durante reunião ordinária desta semana por unanimidade. “Trabalhei por mais de 25 anos na Polícia Militar e conheço profundamente o trabalho realizado por estes conselheiros que é essencial para o município. Um serviço realizado em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público. Além disso, o Executivo tem obrigação de zelar por estes agentes que cuidam das nossas crianças e adolescentes”, afirmou Alves. Barini acrescentou: “estamos aqui para apoiar estes conselheiros que trabalham em prol do nosso povo”.
De acordo com informações do Executivo o salário dos conselheiros eleitos é de R$ 1.392,97.
Participaram da reunião as conselheiras: Claudia da Silva Picoli, Neli Berto Torrente, Matilde Jesus Vieira, Celoir Batalha Coelho e Gislaine Germano Geremias.