Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / ABRE E FECHA
 
Órgãos Públicos municipais estarão fechados no feriado
 
06/09/2022
Fonte: Secom CMP
Crédito: Assessoria CMP

Devido ao feriado da Independência, também conhecido como 7 de setembro, Câmara e Prefeitura não terão atendimento.

O mesmo ocorre com as escolas, centros municipais de educação infantil, unidades básicas de saúde, farmácia municipal, bem como os serviços de coleta de lixo, orgânico e reciclável e varrição, que serão interrompidos no feriado e voltarão ao normal na quinta-feira (8). 

Apenas os serviços essenciais estarão funcionando, como a Guarda Municipal e cemitérios. Quem necessitar de atendimento médico deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

História
Foi no dia 7 de setembro de 1822 que Dom Pedro I proclamou o grito da independência as margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo. Considerado um marco de fundação e histórico para o Brasil, a data é feriado nacional desde 1949, quando o então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, promulgou a Lei Federal n.º 662, modificada em dezembro de 2002, com a Lei Federal n.º 10.607, sancionada por Fernando Henrique Cardoso.

Comemorações
Este ano, em Paranavaí, o desfile cívico-militar terá novo trajeto. Com horário previsto para às 08h30, o percurso começará na Rua Luiz Spigolon e contornará a Praça dos Pioneiros, seguindo as ruas Manoel Ribas e Edson Martins, onde está montado o palco das autoridades, e finalizando na Rua Antônio Felipe. A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que 40 instituições participem do desfile.

Museu do Ipiranga
Em comemoração ao bicentenário da Independência, o Museu do Ipiranga, construído as margens do riacho onde Dom Pedro proclamou o grito da independência, reabre nesta terça-feira (6), às 19 horas, após nove anos fechado para visitação.

Criado há 127 anos como monumento do marco histórico, com o tempo, o local transformou-se em museu, com um acervo repleto de obras de arte, objetos e mobiliário de grande relevância histórica, como o quadro “Independência ou Morte”, do pintor paraibano Pedro Américo. 

A obra custou cerca de R$ 254 milhões, investidos para a restauração do edifício monumento, do jardim francês, além da construção do edifício moderno, com uma área adicional de 6,8 mil m2. 

A expectativa é que o espaço receba um milhão de visitantes ao ano. 
 


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS