A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE de Paranavaí, Ana Cristina Amaral, utilizou ontem, 22, a tribuna da Câmara de Paranavaí, para falar da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto. O convite foi feito a pedido do vereador José Galvão.
Com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, a campanha enfatiza a importância da participação de todos para eliminar os obstáculos impostos as pessoas com deficiência. “Embora o Brasil tenha uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas com deficiência, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos”, explicou Ana Cristina.
Segundo a presidente, ainda há inúmeras barreiras que impedem o cumprimento destes direitos, como: urbanísticas, arquitetônicas, transportes, comunicação e informação, tecnológicas e atitudinais. “Além de todas estas barreiras, precisamos de uma sociedade voltada para um olhar com mais empatia. Não só para os deficientes, mas para os idosos, os doentes, as crianças, os animais. Vamos refletir”, disse.
Em Paranavaí, há 46 anos atuando, a APAE realiza atendimentos de educação, saúde e assistência social, por meio de uma equipe multidisciplinar.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, 17,3 milhões de pessoas, com dois anos ou mais, apresentou algum tipo de deficiência no país.
Em nome de todos os vereadores, o presidente Leônidas Fávero Neto destacou a importância de debater o assunto. “Quero reafirmar que esta Casa estará sempre aberta para todas as manifestações da APAE. E reforçar o nosso apoio e preocupação com a causa. Contem conosco!”, proferiu Leônidas.