Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cidadão Honorário
 
Renato Bartolomei é o mais novo cidadão paranavaiense
 
13/08/2013
Fonte: Assessoria Câmara
Crédito:

O engenheiro civil Renato Bartolomei Neto, empresário do ramo da construção e pecuarista recebeu na última sexta-feira à noite durante cerimônia realizada no Palácio Legislativo Vivaldo de Oliveira o título de Cidadão Honorário de Paranavaí.
A homenagem de autoria do Executivo e aprovada por unanimidade pelo Legislativo se deve aos relevantes serviços prestados ao município. “A cidade de Paranavaí tem uma história que consumiu trabalho, suor e muitos recursos. As bacias e erosões, que infelizmente a nossa cidade vivenciou por muitos anos precisou de grandes administradores, secretários e servidores municipais braçais, e entre estes tivemos Renato Bartolomei.   Como diretor-presidente do Serpavi e secretário de Viação e Obras Públicas foi um grande administrador neste segmento, buscando sempre o progresso. E evidentemente, a sua formação como engenheiro enveredou para o caminho dos empreendimentos e das construções, que passou por dificuldades e hoje é uma das mais renomadas empresas no Estado que gera 400 empregos. Nós temos que nos orgulhar das pessoas que estão empreendendo e acreditando no futuro de Paranavaí. Obrigado pelo o que você faz por Paranavaí, pelo que já prestou pela cidade e você pode ter certeza de que pessoas com pensamento arrojado, empreendedor e corajoso é quem fazem a diferença no município”, disse o presidente da Casa, vereador Mohamad Smaili.
O deputado estadual Antonio Teruo Kato também usou a tribuna para parabenizar o homenageado. “Renato chegou a Paranavaí aceitando de primeiro momento um grande desafio que é assumir uma função pública. Com sua capacidade e competência acabou deixando sua marca desempenhando papel fundamental como membro da equipe do grande prefeito Pinto Dias e fazendo este trabalho de prevenção às erosões que eram muitas na cidade. Quero parabenizá-lo pelo trabalho que rendeu frutos nesta cidade progressista que hoje acolhe grandes empresas e oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento a todos que vivem em Paranavaí. Renato demonstra isto por atos concretos, não só no ramo empreendedor, mas tem um coração enorme e tem ajudado muito gente. Que Deus conserve sua família e que seu caminho seja iluminado”, desejou Kato. 
Em seu discurso, o prefeito Rogério Lorenzetti, autor da homenagem saudou o homenageado e narrou uma breve trajetória de vida de Renato como ser humano de grandes qualidades e merecedor de tal título. “Sua história de vida, sua carreira profissional, sua preocupação com o social, sua dedicação à nossa cidade e suas qualidades pessoais de caráter e ética são suas credenciais para que Paranavaí o acolhesse como seu filho. Tenho absoluta certeza de que você vai honrar este título, ajudando a zelar pelo nome de nossa cidade e atuando para seu crescimento econômico e social”, afirmou Lorenzetti.
Emocionado durante a entregue Bartolomei Neto agradeceu a família, amigos, colaboradores, ao prefeito e aos vereadores pela homenagem e fez um discurso enraizado a cidade que segundo ele, fez prosperar e acreditar que é possível crescer. “Sou um jacutinhense, mineiro de coração, mas de paixão é Paranavaí. Eu duvido que aqui dentro tenha uma pessoa que mais ame esta cidade do que eu. Pode amar igual, mas mais que eu não. Porque tudo o que eu tenho eu ganhei nesta cidade e tudo o que eu fiz foi esta cidade que me deu e por isso eu tenho que retribuir a ela que me deu tudo o que tenho. Foi a maior honra da minha vida receber das suas mãos, Rogério, esta homenagem, um título honroso. Me sinto muito lisonjeado, feliz e agradecido por vocês. Obrigado”, finalizou o homenageado.


Perfil
Nascido em 28 de fevereiro de 1954, na cidade de Jacutinga, interior do Estado de Minas Gerais, Renato Barolomei Neto é filho de Dauro Bartolomei e Zenaide de Figueiredo Bartolomei.
Estudou o primeiro grau no Grupo Escolar Júlio Brandão e o segundo concluiu no Ginásio Santo Antonio, ambos em sua terra natal. Depois cursou o colegial pelo Colégio de Itajubá, Minas Gerais.
Formou-se em engenharia civil no final da década de 70 pela Escola de Engenharia de Itajubá, hoje, Universidade Federal de Itajubá.
De 1980 a 1983 trabalhou em sua área na Companhia Estadual de Casas Populares do Estado de São Paulo.
Casou-se em 30 de janeiro de 1981 com Eva Vilma de Lima Bartolomei com quem tem um filho: Lucas de Lima Bartolomei.
Chegou a Paranavaí em 1984, e no mesmo ano assumiu o cargo de diretor-presidente do Serpavi e de secretário de Viação e Obras Públicas, acumulando dois cargos, na época do então prefeito Benedito Pinto Dias.
Durante o tempo que permaneceu na Administração Pública executou importantes obras para o município, como: combate a erosão através de galerias de águas pluviais e drenagem onde hoje está localizado o Estádio Waldemiro Wagner. Foram mais de 1 milhão de metros quadrados de asfalto e 30 mil metros de galerias de águas pluviais.
De 1987 a 1996 foi sócio-proprietário da Arteto Indústria e Comércio de Artefatos de Cimento.
No ano de 93 adquiriu com demais sócios a empresa Noroeste Construções e Empreendimentos. Frente à empresa há mais de 20 anos gera mais de 400 empregos diretos, além de indiretos e realiza construções para marcas renomadas no mercado como C&A, Riachuelo, Centauro, Renner, entre outras. Também possui a Noroeste Ferragens e a Noroeste Home que empregam mais 15 funcionários.
É ainda pecuarista e devido sua grande e antiga paixão por cavalos, incentivada desde a década de 60 pelo seu avô, Afonso Bento de Figueiredo, é considerado um dos maiores criadores de cavalos da raça Mangalarga Marchador, os quais têm conquistado diversas medalhas em campeonatos pelo Brasil divulgando o nome de Paranavaí.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS