Nesta semana, os vereadores de Paranavaí, solicitaram por meio do Requerimento n.º 67/22, ao governador Carlos Roberto Massa (Ratinho) Júnior e ao secretário estadual de Saúde, César Neves, informações quanto aos esforços para garantir a manutenção dos serviços de hemodiálise no município.
No documento, os parlamentares indagam aos representantes estaduais, quais medidas o Governo do Paraná tem adotado para manter o atendimento dos pacientes em tratamento, tendo em vista o aumento no número de pessoas com problemas e a diminuição do número de vagas, bem como se existe plano de cofinanciamento para subsidiar o tratamento nos centros existentes no Estado, os motivos dos atrasos nos repasses financeiros às clínicas credenciadas que prestam atendimento, e ainda, o que o Estado tem feito para evitar o fechamento e descredenciamento destas clínicas.
No último mês, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, encaminhou oficio ao presidente da Casa de Leis, Leônidas Fávero Neto, solicitando a concessão de aporte financeiro adicional para subsidiar o tratamento de diálise crônica. A entidade alega que a prestação de serviços de diálise vem apresentando inegável desiquilíbrio financeiro, resultante da elevação de custos operacionais, tendo em vista a variação cambial, já que muitos insumos são importados, as exigências técnicas profissionais, além da defasagem dos valores praticados pelo SUS.
Em Paranavaí, são atendidos cerca de 230 doentes renais crônicos na Clínica do Rim, sendo que deste número, 93% são pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O documento foi encaminhado ao Governo.