Em busca de melhorias de trafegabilidade para moradores e usuários da Estrada Rural Sleiman Khaled Soumaili, o vereador Josival Moreira, apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Paranavaí, a Indicação de n.º 134/2022.
Segundo o parlamentar, a estrada que dá acesso as propriedades rurais é muito estreita. “Estamos solicitando à Administração Municipal a readequação da mesma, que liga a BR 376, próximo ao km 102. Isto porque além de ser acesso as moradias, é caminho para a Queijaria Lita, que faz parte da Rota do Queijo do Paraná”, explica.
No final do ano passado, o Governo do Paraná, por iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), lançou a Rota do Queijo, com o objetivo de incentivar o turismo rural por meio da produção de queijos como atrativo para turistas, alavancando novos negócios e a geração de emprego e renda.
A rota contempla 29 queijarias espalhadas por todo o Estado, com diversos tipos que vão desde os produtos finos até coloniais.
Municípios/Produtores da Rota do Queijo:
Apucarana (Vale do Prado), Arapoti (Queijaria Cornelia), Cantagalo (Tia Nena Produtos Coloniais), Chopinzinho (Queijaria São Bento), Cianorte (Arteijo Queijos Artesanais), Dois Vizinhos (Produtos Eliane), Francisco Beltrão (Queijaria Sabor do Sul e Queijaria Vidalat), Guaraniaçu (Agroindústria Brandalise), Itapejara do Oeste (Queijos Martinazzo), Mercedes (Leiteria Santa Fé), Nova Laranjeiras (Queijos Serra dos Macacos), Palmas (Agroindústria Polo), Palmeira (Queijaria Família Baptista e Cooperativa Agroindustrial Witmarsum), Paranavaí (Queijaria Lita), Pinhal de São Bento (Queijos Artesanais São Bento), Pinhão (Queijaria Produtos Angelita), Ribeirão Claro (Queijaria Bella Vista), Salgado Filho (Queijaria Rancho Fundo, Queijo Colonial da Ana e Laticínio Salgado Filho), Santa Izabel do Oeste (Queijos Bach), Santo Antônio do Sudoeste (Queijaria Due Sorelle e Queijos Santo Antônio), Saudades do Iguaçu (Queijos Marangon), Sulina (Queijaria Magedanz) e Toledo (Átani Queijaria e Queijaria Vila Belli).