Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Legislativo
 
Dia do Atirador Desportivo será incluído no calendário oficial de Paranavaí
 
07/06/2022
Fonte: Secom CMP
Crédito:

Foi aprovado nesta segunda-feira (6), em segunda discussão, o projeto de lei de iniciativa do parlamentar Luís Paulo Hurtado, que institui no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município, o Dia do Atirador Desportivo, a ser comemorado no dia 9 de julho. O projeto segue para a sanção do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ).
Segundo Portaria n.º 150/2019, do Ministério da Defesa, atirador desportivo é toda pessoa física registrada no Comando do Exército e que pratica habitualmente o tiro como esporte, em treinamentos e competições, desde que realizado em local autorizado. 
“Como toda categoria, os atiradores são amantes do que fazem, unidos, disciplinados, de conduta ilibada e que buscam cada vez mais acabar com o rótulo negativo que se vincula a questão relacionada as armas de fogo. Só na nossa região temos mais de 12 mil pessoas que possuem CR (Certificado de Registro)”, explicou o propositor.    
Para a concessão de registro, a pessoa deve apresentar ao Exército, original e cópia de documento de identificação pessoal; certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral; declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal; comprovante de ocupação lícita; comprovante de residência fixa; declaração de endereço de guarda do acervo; declaração de segurança do acervo; comprovante de capacidade técnica para o manuseio da arma de fogo; laudo de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, fornecido por psicólogo credenciado pela Polícia Federal; comprovante de filiação a entidade de tiro; e comprovante de pagamento da taxa.
Embora a legislação permita que pessoas com idade entre 14 a 18 anos pratiquem este esporte, desde que autorizado por seus responsáveis e acompanhados, no Brasil só é possível adquirir uma arma aos 25 anos de idade. 
A proposta conta com o apoio dos vereadores Leônidas Fávero Neto, Fernanda Zanatta, Amarildo Costa, Delcides Pomin Júnior, Zenaide Borges e José Galvão.

Curiosidades do Tiro Esportivo
O Brasil estreou sua participação nos Jogos Olímpicos de 1920, na Antuérpia, Bélgica, na qual conquistou três medalhas: ouro, prata e bronze, todas no tiro esportivo. Guilherme Paraense, tenente do Exército Brasileiro foi o primeiro esportista do país a ganhar uma medalha de ouro. 
Até hoje, de todas as edições das olimpíadas, o Brasil só não participou no ano de 1928, em Amsterdã, Holanda. 
Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Felipe Wu conquistou medalha de prata nesta mesma modalidade. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS