Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Audiência Pública
 
Mulheres debatem violência contra mulher e stalking
 
06/05/2022
Fonte: Secom CMP
Crédito:

A Câmara Municipal de Paranavaí promoveu na tarde desta sexta-feira (6), audiência pública para discutir dois temas de relevância, a Lei do Stalking e a violência contra a mulher. 
O evento reuniu palestrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e lotou a galeria da Casa de Leis, que puderam assistir a apresentação musical da cantora Salete Sanitá.
As vereadoras professora Cida Gonçalves, Fernanda Zanatta, Maria Clara Gomes e Zenaide Borges, além da professora Ivany Azevedo conduziram a audiência. 
Na oportunidade, autoridades, lideranças, conselhos e comunidade, bem como aqueles que interagem no sistema de proteção puderam ouvir mais sobre o assunto. 
A procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada estadual Cristina Silvestri, ressaltou que após a sanção da Lei do Stalking já foram registradas 4.170 denúncias e que o Paraná é um dos Estados mais atuantes neste assunto com a instituição de diversos projetos no combate à violência contra a mulher.
Fernanda Bertoco Mello, delegada da mulher e Márcia Felizardo Rocha de Pauli, promotora de Justiça do Estado do Paraná, utilizaram da palavra para orientar às vítimas em como proceder nos casos de violência, bem como ressaltaram a importância da denúncia de seus agressores. 
A secretária de Assistência Social, Maria Dêis Ferreira Klososki, abordou sobre o atendimento e os serviços de integração e proteção às mulheres.
Já no âmbito educacional, Maria Inez Barboza Marques, coordenadora do Núcleo Maria da Penha (Numape) e Isabela Candeloro Campoi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paranavaí, ambas professoras da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Câmpus Paranavaí, explanaram sobre as políticas públicas a partir da educação. 
O presidente da Câmara, Leônidas Fávero Neto, e os parlamentares Luís Paulo Hurtado, Amarildo Costa e Josival Moreira também prestigiaram a reunião. 

Violência no Brasil
Dados publicados no Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2021, revelam que no Brasil, oito mulheres foram agredidas a cada minuto e 3.913 tiveram suas vidas ceifadas no ano de 2020.
A pandemia da Covid-19 e seus reflexos contribuíram para o aumento da violência de forma assustadora e mesmo após vinte anos de discussão de leis que amparam a mulher, os dados são alarmantes.

O que seria um stalker? 
Ato de perseguir alguém de forma obsessiva e compulsiva, seja de maneira presencial ou virtual. Na tradução da palavra em português significa perseguição ou perseguidor. 

Lei do Stalking
No final do ano passado, foi sancionada a Lei Federal n.º 14.132, que tipifica o crime de perseguição, por qualquer meio, que ameace a integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima. Antes o mesmo era classificado apenas como contravenção penal.
 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS