Nessa quarta-feira (20), a parlamentar, professora Cida Gonçalves esteve com o diretor José Barbosa Júnior e o diretor de ensino Rafael Peterman, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí.
No encontro, falaram sobre a profissionalização dos alunos da instituição, que vem evoluindo ao longo destes 11 anos de atividades, completados na última semana.
Para Barbosa, há a expectativa que em breve estudantes retornem como professores. “Seria o ciclo perfeito. A instituição também tem contado com um excelente retorno das empresas que contrataram profissionais formados no IFPR”, contou.
“O Instituto Federal já formou muitos adolescentes e adultos altamente capacitados para o mercado de trabalho. Ações assim em conjuntos com a dedicação dos profissionais tem mantido o IFPR como um referencial quando se trata de ensino público e um exemplo a ser seguido”, expressou Cida.
Os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também foram destacados no bate-papo. “Estamos orgulhosos. Em diversas oportunidades ficamos em 1º lugar na redação entre as escolas públicas e particulares de Paranavaí. Além de várias aprovações em vestibulares de grande concorrência como o de medicina na Universidade Estadual de Maringá (UEM)”, disse Peterman.
Na pandemia da Covid-19, o Instituto elaborou estratégias para auxiliar os alunos, como ações de entrega de cestas básicas, pagamento de auxílio e o Programa de Assistência Complementar ao Estudante (PACE). Além disso, forneceu smartphones, chips e internet aos mais carentes, para que assistissem as aulas.
Ensino no Instituto Federal de Paranavaí
Atualmente, o Instituto Federal da cidade conta com 70 professores em dedicação exclusiva e mais 45 técnicos dando o suporte necessário para o funcionamento do Campus. Atende 1.148 alunos de Paranavaí e mais 35 municípios de 3 Estados diferentes (Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo).
O IFPR tem hoje 7 cursos, sendo 3 de técnicos integrados ao ensino médio (agroindústria, informática e mecatrônica); 1 subsequente de eletromecânica; 3 superiores de licenciatura em química, engenharia elétrica e engenharia de software; ainda, 3 especializações na área de meio ambiente, prática interdisciplinar no contexto escolar.