Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paranavaí
 
Projeto permite presença de doulas durante o parto nos hospitais
 
23/06/2021
Fonte: Secom CMP
Crédito:

A proposição de autoria dos edis Fernanda Zanatta e Luís Paulo Hurtado, busca garantir o direito de escolha da mulher no momento de dar à luz

Oferecer apoio emocional e suporte para o alívio da dor durante o trabalho de parto, favorecendo o bem-estar da futura mamãe, e consequentemente do bebê é uma das tarefas da doula, figura importante que tem sido muito evidenciada na atualidade para humanizar e auxiliar grávidas na gestação, no parto, e também após o nascimento do bebê, bem como a equipe médica na hora de dar à luz. 
Foi pensando nestes inúmeros benefícios que os vereadores Fernanda Zanatta e Luís Paulo Hurtado apresentaram nesta semana, o projeto de lei que dispõe sobre a presença de doulas, durante o trabalho de parto, o parto e no período pós-parto imediato, nos hospitais das redes pública e privada de Paranavaí.
No texto, os parlamentares estabelecem que a presença de doulas, só ocorrerá quando solicitada pela parturiente, sem vínculos empregatícios com o estabelecimento, e vedam a realização de qualquer cobrança adicional às doulas durante o período de internação.
“A doula dá suporte emocional e físico à gestante, mas também pode ajudar no plano de parto, recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Ademais, segundo o Ministério da Saúde, sua presença é algo acolhedor, não somente para a gestante, mas também para seus familiares, pois ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e após o nascimento do bebê, auxilia de formas variadas com o plano de parto, prepara a gestante física e emocionalmente para o momento,  assiste a parturiente no parto com a respiração, ajuda a encontrar posições para o alívio das dores com relaxamentos e banhos, e ainda oferece apoio com os cuidados do bebê e no processo da amamentação. Assim, queremos com este projeto, que o direito de escolha da mulher seja respeitado na hora do maior show de sua vida, de se tornar mãe”, explica Fernanda.
De acordo com o artigo “Doulas: definição e benefícios segundo as evidências científicas”, da enfermeira e doutora em Ciências Médicas, Maíra Takemoto,  o apoio da doula durante o trabalho de parto promove vários benefícios, como: menor tempo de trabalho de parto, experiência mais positiva e satisfatória, partos menos dolorosos, menos cesárias desnecessárias, menor risco de parto com fórceps, menos dificuldades respiratórias com recém-nascidos, menor risco de depressão pós-parto e início mais imediato da amamentação.
Ainda segundo o projeto, as doulas estarão autorizadas a entrar nos hospitais públicos e privados, desde que estejam previamente cadastradas, com os respectivos instrumentos de trabalho, condizentes com as normas de segurança do hospital.
Para tanto, a inscrição nos hospitais deverá ser providenciada com antecedência mínima de 15 dias anteriores ao parto, com carta de apresentação contendo nome, endereço, CPF, RG, telefone e e-mail; cópia de documento oficial com foto; certificado de conclusão de curso preparatório para doulas; e termo de autorização assinado pela gestante para a atuação no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
Em diversos estados brasileiros, já existe lei em que a gestante pode exigir a presença da doula durante o seu trabalho de parto.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS